Apesar do inegável domínio do Google Chrome perante os vários browsers que continuam a tentar ganhar destaque, a empresa continua a apostar na constante evolução do popular browser. Na mais recente versão Chrome 85 beta, vai ser lançada uma nova métrica chamada Web Vitals.
Nesta primeira aparição, a sua implementação será muito simples, mas ao mesmo tempo muito útil. Basicamente, os utilizadores vão passar a ter acesso imediato a informação sobre a velocidade de carregamento da página que estão prestes a aceder. Esta informação é dada com a adição de um simples badge "Fast page".
No Google Chrome 85 beta, sempre que fizeres um clique prolongado num link, vais poder ver o novo badge no menu contextual, dando-te a informação adicional sobre a qualidade da página que estás prestes a abrir.
Como é feita a atribuição do novo badge no Google Chrome
A forma de atribuição da nova classificação é muito simples. Sempre que um site/página consiga superar todos os requisitos estabelecidos pelo Core Web Vitals, vai-lhe ser atribuída a nova etiqueta.
Para já, começaram apenas a lançar a nova funcionalidade para alguns utilizadores, mas desde que o utilizador já tenha o Chrome 85 Beta pode ser ativado através das Flags. Caso ainda não tenha sido ativada automaticamente, basta seguires estes simples passos:
- Acede à página "chrome://flags"
- Pesquisa por "Context menu performance info and remote hint fetching"
- Ativa esta opção e reinicia o Google Chrome
O projeto Web Vitals foi apenas lançado em maio deste ano, com o principal objetivo de conseguir revelar aos utilizadores quais os sites que melhor performance apresentam. Além disso, colocam também à disposição dos programadores um conjunto de métricas que facilitam a otimização dos seus sites.
Além de ter revelado durante a sua apresentação que eventualmente irá utilizar estas métricas para o ranking de páginas nos resultados de pesquisa, a Google confirmou agora que em breve irão implementar mais etiquetas em diferentes secções da interface do Google Chrome.
Editores 4gnews recomendam:
- Google prepara-se para encerrar uma das mais populares Apps!
- Mensagens Android: Nova funcionalidade resolve um possível problema
- Huawei: até os smartphones com Google estão em risco! Sabe a razão