Google Chrome vai dar ‘crachá da vergonha’ a sites lentos

Bruno Coelho
Comentar

A medida já está a ser testada pela Google, e promete identificar os sites que normalmente carregam rápido ou que carregam lentamente. Segundo uma publicação no blogue da Google, serão mostrados crachás identificativos se determinado site for lento.

Se um site demorar a carregar, uma espécie de ‘crachá da vergonha’ vai imediatamente identificá-lo como tal. Para isso, a Google vai analisar o histórico das latências de carregamento dos sites para assim os poder identificar.

google chrome
Site identificado como lento (esq.) e site identificado como rápido com barra verde (dir.)

Além dos sites ‘lentos por natureza’, poderão também ser identificados aqueles que carregam lentamente consoante o poder (ou a falta dele) do teu dispositivo, e da velocidade da tua internet.

“Nós estamos a construir um crachá de velocidade em estreita colaboração com outra equipas, explorando a marcação da qualidade de experiências na Google”, referem na publicação.

Ainda não se sabe quando vai ser implementado oficialmente

A grande indefinição está em quando estes crachás vão chegar ao Chrome. A Google apresentou a medida na Chrome Dev Summit (encontro de desenvolvedores do Chrome), procurando por respostas antes de prosseguir.

Do lado do utilizador, esta seria claramente uma medida interessante. Além de vermos identificado imediatamente se um site é lento, isto pode ajudar-nos a que no futuro possamos evitar sites que nos fazem perder tempo.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.