Google Chrome toma medidas que te vão deixar mais seguro! Entende

Filipe Alves
Comentar

O Google Chrome é o browser mais utilizado no mundo por boas razões. Ainda que seja mais "pesado" do que a maioria, é também o browser que mais possibilidade nos dá. A integração com serviços Google é também uma maior vantagem.

Porém, o mundo da Internet é inseguro. Assim sendo, as novas atualizações do Google Chrome tomarão medidas drásticas para que te sintas mais seguro num mundo questionável.

Google Chrome vai bloquear downloads de ficheiros questionáveis

Google Chrome

Uma das medidas será bloquear downloads do utilizador em sites que não ofereçam a encriptação HTTPS. Além disso, os ficheiros terão de ser (em alguma forma) pré-aprovados pela Google como ficheiros seguros.

Esta decisão está a causar algumas reações menos positivas. Isto porque um desenvolvedor que tenha feito uma aplicação recentemente e esteja na primeira versão, terá dificuldades em espalhar a sua aplicação (ou programa) para os utilizadores que se queiram alistar para Beta.

Exemplo disso foi uma situação dada no final do ano passado, onde um desenvolvedor reclamava que o Google Chrome estava a bloquear o download do seu programa e não havia forma de "solicitar" à Google que revise o código para que confirmassem que era um download seguro.

Decisões tomadas, isto é o que vai acontecer ao Google Chrome

Google Chrome

Porém, a Google faz o que quer e parece que as decisões já estão tomadas. Segundo o roadmap dado pela Google, no Chrome 86 o browser vai bloquear tudo e mais alguma coisa que não considere seguro. Sejam programas ou imagens.

Espera-se que o utilizador tenha a palavra final e possa, de alguma forma, ignorar este bloqueio, todavia, os pormenores ainda não são sabidos.

Em suma, esta é uma medida que vai agradar a maior parte dos utilizadores. Até porque nem todos querem ou preferem baixar programas e aplicações do browser. Contudo, é menos vantajoso para desenvolvedores honestos que queiram fazer dos seus programas e aplicações testados por mais utilizadores de forma a retificar bugs e melhorar o seu trabalho.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.