Google Chrome testa nova funcionalidade que te vai proteger na internet. Entende

Filipe Alves
Comentar

O Google Chrome está agora a testar uma nova funcionalidade que pretende ajudar os utilizadores a perceber melhor se o website que estão a visitar é verdadeiro ou não.

A ideia não é nova, aliás, esta funcionalidade já há muito foi implementada no Safari, porém, é bom ver que a Google não tem medo de "copiar" os concorrentes se o objetivo é deixar os utilizadores mais seguros.

URL do Google Chrome será modificado

Google Chrome

Para já a funcionalidade estará apenas disponível no PC. A ideia passa por "encurtar" o URL de forma a identificar se o website que estás a visitar é o verdadeiro ou não.

Há muitos websites que se fazem passar por verdadeiros ao copiar todo o seu design. Todavia, o seu objetivo principal é enganar os utilizadores a introduzir os seus dados, ou em certas alturas a transferir o seu dinheiro.

Tomemos por exemplo a burla que foi reportada por nós há uns anos. Quando estava na moda "arrendar casas" no "AirBnB". Não falo de casas para umas férias, mas de casas para alugar e viver.

Os burlões copiaram o site do AirBnB e pouca diferença se notava entre o verdadeiro e falso. A única "grande" diferença era o URL. Algo que agora seria mais simples de identificar.

Como funciona a nova característica

Google encurtar URL Google Chrome

A Google explica de uma forma simples com um pequeno GIF. Imagina que abres a página de Wikipédia da Google. Em vez de veres "en.wikipedia.org/wiki/Google" irás apenas ver "en.wikipedia.org". Se passares o rato por cima do URL, aí sim, terás a informação completa da informação que procuras.

Ainda não há informação de quando é que a nova funcionalidade estará disponível para todos os utilizadores. Para já, temos a informação que um pequeno grupo começará a ter esta característica no seu browser. Se a resposta for positiva, teremos a funcionalidade em todos os Google Chrome espalhados pelo mundo.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.