Google Chrome terá uma nova forma de partilhar páginas entre o PC e o smartphone

Filipe Alves
Comentar

O Google Chrome é o browser mais utilizado no mundo por boas razões. Para além de rápido, tem funcionalidades vantajosas para utilizadores que o utilizam em múltiplas plataformas.

Até ao momento é possível partilhar páginas de web entre o PC e o smartphone se estiveres logado em ambos os browsers com o teu email, contudo, se tiveres múltiplos emails e o do smartphone e PC forem diferentes tens aqui uma dor de cabeça só para partilhar um link de um lado para o outro.

QRCodes serão a solução do Google Chrome

Google Chrome Canary smartphone PC

Já está a ser testado no Canary (versão super beta do Google Chrome) uma nova funcionalidade que deverá chegar em breve aos nossos smartphones também.

Se tiveres o Google Chrome Canary instalado no PC já podes ativar a flag para te dar um QRCode da página que estás a ver. Se quiseres aceder a essa página só precisas de apontar uma aplicação de QRCode (ou câmara do smartphone em alguns fabricantes) para o código e o teu smartphone abrirá o link solicitado.

Google Chrome Canary smartphone PC

Todavia, vale a pena frisar que a funcionalidade ainda não está a 100%. Neste momento não emite um QRCode, apenas uma tonalidade diferente mas que nada dá para fazer. Esta característica ainda está em desenvolvimento. Ainda assim, não parece um "bicho de 7 cabeças" e deverá chegar ao Chrome (principal) em breve.

Ativar a nova funcionalidade

  • Faz download e instala o Chrome Canary no teu PC
  • Digita no URL: "chrome://flags"
  • Procura por 'Enable sharing page via QR code'
  • Ativa a funcionalidade
  • Reinicia o browser
  • Está feito!

Google Chrome Canary smartphone PC

Agora no final do URL, perto do botão dos favoritos terás a possibilidade de emitir um QRCode. Se o botão não funcionar (no meu caso não funcionava em Mac) clica no botão direito do rato e seleciona "emitir um código QRCode".

Mais uma vez, a funcionalidade não está em pleno funcionamento, porém, mostra-nos exatamente aquilo que esperar das próximas atualizações do Google Chrome.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.