Google Chrome receberá verdadeiro multitasking graças ao Android 12

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Chrome é atualmente o browser mais utilizado em todo o mundo. São milhões os utilizadores ativos deste navegador nas mais variadas plataformas onde está presente, nomeadamente no Android.

Será precisamente com o lançamento do Android 12 que o browser da Google ficará ainda mais parecido com a sua versão para PC. Isto porque passará a ser possível abrir várias janelas do Google Chrome no mesmo smartphone.

No Android 12 poderás abrir várias janelas do Chrome

Uma alteração no código-fonte do Google Chrome revela uma das principais novidades do navegador graças ao lançamento do Android 12. A referência a "múltiplas instâncias" denuncia a grande novidade para a próxima versão deste navegador de internet.

O utilizador passará a poder ter abertas várias janelas do Chrome no mesmo smartphone Android. Tal como acontece no computador, poderás abrir várias janelas, cada uma delas com o seu próprio grupo de separadores.

Segundo aquilo que já se sabe, será possível abrir até cinco janelas do Google Chrome no Android 12. A quantidade de separadores dentro de cada uma delas não parece ser alvo de qualquer limitação.

Poderás, inclusive, guardar uma dessas instâncias com o seu próprio grupo de separadores. Isso significa que mesmo com um reiniciar dessa janela todos os teus separadores preferidos estarão lá, prontos a serem utilizados.

Para usufruir desta novidade, o utilizador terá de ter o seu smartphone em modo de ecrã dividido. Aí, será adicionada uma nova opção ao menu de contexto do Chrome para "Abrir nova janela".

Posto isto, o utilizador terá acesso ao menu de "Gestão de janelas" dentro do menu de contexto do Google Chrome. Nele poderás encontrar todas as janelas ativas, separador ativo e o seu título, número de separadores abertos e muito mais.

Em suma, com o Android 12, o Chrome passará a ter uma experiência de utilização semelhante à sua versão para computador. Podemos afirmar que o browser terá todos os ingredientes necessários para um verdadeiro multitasking.

Por enquanto, esta é uma funcionalidade que se encontra em período de teste. Espera-se que a versão final comece a chegar brevemente a todos os utilizadores contemplados.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google pagava às marcas para usarem apenas a Play Store nos seus smartphones
  • Calendário Google ficará ainda melhor com a nova atualização do serviço
  • 15 jogos e apps bons demais para serem gratuitos na Google Play Store
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.