Já se tornou quase tradição, as dezenas de testes realizados pela Google na interface da versão móvel do Google Chrome. Durante os últimos tempos vimos várias alterações de visual serem implementadas, tornando toda a interface mais simples, prática e produtiva.
No entanto, novas alterações na barra inferior que estão em fase de testes, estão a deixar os utilizadores furiosos. Basicamente, o Google Chrome passará a apresentar apenas três ícones na sua barra inferior, obrigando os utilizadores a escolher apenas uma das duas funcionalidades mais utilizadas.
Google Chrome vai-te obrigar a escolher entre "gestão de abas" e "partilha"
Atualmente, os utilizadores da versão mobile do Google Chrome podem usufruir de 5 ícones na sua barra inferior, tendo à distância de um rápido clique todas as suas principais funcionalidades:
- Página inicial
- Partilha
- Pesquisa
- Gestor de abas
- Menu
Numa tentativa de simplificar mais ainda a sua interface, a Google pretende reduzir o número de ícones presentes para apenas três, sendo que o ícone do menu será posicionado obrigatoriamente na barra superior.
O grande problema nesta nova interface não é a presença de apenas 3 ícones, mas sim o facto de que os utilizadores não deverão ter total liberdade para escolher as opções que mais gostam. Ainda assim, é importante realçar que estas alterações estão apenas em fase de testes no Chrome Beta e Chrome Canary, sendo possível que recebam alterações antes de chegarem à versão estável.
As três opções colocadas à disposição vão refletir-se não só na barra inferior, mas também no topo do browser.
Opção 1
- Barra inferior — Página inicial + Pesquisa + Partilha
- Barra superior — Gestão de abas + Menu
Opção 2
- Barra inferior — Página inicial + Pesquisa + Gestão de abas
- Barra superior — Menu
Opção 3
- Barra inferior — Nova aba + Pesquisa + Partilha
- Barra superior — Página inicial + Gestão de abas + Menu
Como podes ver, caso a Google decida manter estas opções inalteráveis, será impossível conseguir manter tanto a opção de "Partilha" como a "Gestão de abas" em simultâneo na barra inferior.
Sendo este o principal ponto de desagrado revelado pelos utilizadores, a Google terá apenas oferecer total liberdade nos ícones a apresentar para conseguir agradar a "Gregos e Troianos".
Editores 4gnews recomendam:
- Google responderá às tuas dúvidas sobre o Android no Twitter. Sabe como
- Google Pixel 4a vai ter uma funcionalidade que os topo de gama não têm!
- Google prepara alternativa ao AirDrop e já podes ver como funcionará (vídeo)