Google Chrome vai revolucionar a partilha de links

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Novas informações revelam que a empresa de Mountain View se está a preparar para dar mais opções aos utilizadores, na hora de partilhar links. Esta 'revolução' será feita através da implementação de âncoras, que te permite partilhar um link que leva o utilizador para determinada parte da página.

O Google Chrome é o browser (navegador) mais popular de sempre em todas as plataformas. Além de oferecer uma experiência rápida, intuítiva e segura, continua a surpreender os utilizadores com novas funcionalidades.

As âncoras de texto já são usadas há muitos anos (mesmo muitos...), tanto em websites como por exemplo em documentos Word ou ficheiros PDF. Outro exemplo bastante útil é também o YouTube, que te permite partilhar vídeos que têm início numa parte específica.

Google Chrome vai-te dar mais uma opção brutal para quando queres partilhar links

Ainda que esta seja uma funcionalidade que pode revelar-se extremamente útil, é importante realçar que não está sequer em fase de testes. Até agora, foi apenas encontrada referência na plataforma Chromium Gerrit.

Nesta publicação é explicado de forma bastante suscinta a sugestão da sua implementação. Um dos engenheiros explica que de forma "a permitir os utilizadores navegarem facilmente para uma porção específica de uma página, propôem a adição do suporte para um snippet no fragmento do url partilhado".

Uma vez utilizadas estas novas adições ao URL, o Google Chrome irá conseguir reconhecer a porção de texto. Apresentando a sua primeira aparição na página, ao utilizador. A primeira proposta apresentada incluí as primeiras palavras da frase, seguidas pelas últimas.

Ou seja, para a frase "A 4gnews é o melhor site de tecnologia escrito em português". O link a ser partilhado iria apresentar-se da seguinte forma:

www.4gnews.pt#targetText=a%204gnews,em%20português

Relembro que esta é uma possível funcionalidade que está ainda numa fase de aprovação. Não tendo ainda entrado em fase de desenvolvimento. Por fim, uma vez que poderá revelar-se bastante útil, deverá eventualmente começar a ser testada.

Editores 4gnews recomendam:

Google Chrome tem 14 novos temas, incluíndo ‘Dark Mode’

Google Chrome controlará o vídeo e música com o teu teclado

Google Chrome rouba uma das melhores característica do Microsoft Edge

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.