Google: Chrome OS conseguiu bater o macOS da Apple em 2020

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Com a pandemia de Covid-19 a procura por computadores portáteis aumentou exponencialmente em 2020, com as pessoas a precisarem de investir em novos computadores para poderem trabalhar a partir de casa. No entanto, como seria de esperar, acabaram por ser os produtos que oferecem melhor relação preço/qualidade a ganharem destaque.

Foi a Google quem conseguiu aproveitar da melhor forma este grande aumento na procura de computadores portáteis. Ainda que o Windows continue a ser o claro líder de mercado, conseguiram finalmente ultrapassar o macOS da Apple em 2020.

De acordo com as mais recentes informações publicadas pela IDC, a partir do segundo trimestre o Chrome OS ganhou uma grande vantagem sobre o sistema operativo da Apple.

2020 foi o melhor ano de sempre para o Chrome OS da Google

A popularidade do Chrome OS tem crescido consideravelmente ao longo dos anos, sendo cada vez mais procurado pelos utilizadores. Essa procura disparou em 2020, conseguindo mesmo ganhar algum terreno ao Windows da Microsoft.

Durante os primeiros três meses do ano passado o Chrome OS estava ainda na terceira posição apenas com 5,3% de quota de mercado. No entanto, conseguiram duplicar essa quota logo no segundo trimestre, chegando depois ao final do ano com um total de 14,4%.

1º Trimestre 2º Trimestre 3º Trimestre 4º Trimestre
Windows 87,5% 81,7% 78,9% 76,7%
Chrome OS 5,3% 10,0% 11,5% 14,4%
macOS 5,8% 7,6% 8,4% 7,7%

Curiosamente, durante 2020 a Microsoft acabou por perder mais de 10% da sua quota de mercado, o que poderá deixar indicações de uma nova tendência nas preferências dos utilizadores.

Garantidamente, este grande crescimento na popularidade do Chrome OS deve-se à grande demanda por computadores portáteis com preço mais acessível, especialmente no setor da educação.

Muito provavelmente, iremos ver esta tendência acentuar-se mais ainda durante 2021, visto que a pandemia parece teimar em não começar a dissipar.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android 12 poderá chegar com a funcionalidade perfeita para smartphones grandes
  • Google Stadia: 10 jogos em promoção que não deves perder!
  • Apple promete reparação gratuita aos Apple Watch com problemas no carregamento
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.