Google Chrome: As novidades de segurança são uma treta, sabe porquê!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Chrome será dos primeiros browsers a castigar websites por não utilizarem a conexão HTTPS. Antes de falar do que é HTTPS e se realmente isso é relevante, vamos ter que perceber um pouco sobre a internet em si.

Vê ainda: Nokia 9 poderá ser o topo de gama mais caro já lançado pela HMD Global

Ao longo dos anos a internet foi crescendo. No início era tudo muito bonito. Depois começaram a chegar os scamers e websites que nada fazem e tiram dinheiro a utilizadores menos conhecedores.

O HTTPS chegou mais tarde para dar uma segurança extra aos utilizadores. Ao manter a conexão encriptada entre o utilizador e o website não há nada que hackers, provedores de internet ou até o governo possa fazer para entrar no meio dessa encriptação.

Google Chrome começará a castigar websites sem HTTPS a partir de hoje

Contudo, ter ideia que um website com HTTPS significa que é seguro e confiável é uma ideia errada e é o que o Google Chrome está a transmitir, pelo menos na minha opinião.

A partir de hoje (ou amanhã) a nova atualização do Google Chrome para computador começará a dizer aos utilizadores que determinados websites "não são seguros". A informação aparecerá na barra de URL.

Os websites serão descredibilizados se não tiverem HTTPS. O problema é que facilmente se resolve isso ao comprar um serviço de SSL.

A Google ao dizer que determinado website "não é seguro" as pessoas terão ideia que os outros são. O problema é que se um "bandido" decidir criar um website com o intuito de scam e ativar HTTPS, o website é teoricamente "seguro".

Percebes o problema aqui? Há websites seguros que simplesmente não tem o HTTPS instalado e serão (não seguros) e há websites de scam que tem HTPPS que teoricamente serão seguros

Exemplo da mensagem do URL

Ou seja, a Google está, na minha opinião, a passar uma ideia errada daquilo que é ou não seguro. Qualquer website conseguirá ser "seguro" aos olhos do Google Chrome. Utilizadores que acreditem que aquele "Não seguro" e "Seguro" é a confirmação que precisam, estarão enganados.

Ou muitos me engano ou será uma questão de tempo até que a Google mude o nome de "seguro" para outra coisa qualquer.

Porque a única coisa segura com o HTTPS é a conexão. Muitos utilizadores terão ideia que o site é seguro para introduzirem todos os dados da sua vida. Cuidado com a internet.

Não me entendas mal, sou a favor que a Google penalize os websites que não oferecem uma conexão segura aos utilizadores mas não sou a favor que o introduzam aos utilizadores de forma errada.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung. Assim será o próximo smartwatch Galaxy Watch

Android Oreo continua a crescer consolidando segunda posição

Xiaomi PocoPhone F1 será o topo de gama com melhor preço na Europa

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.