Google Chrome poderá alertar o utilizador face à mineração de Bitcoin

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

A "mineração" de criptomoeadas como o BitCoin através dos browsers (navegadores) como o Google Chrome está a tornar-se num assunto sério. Sabemos que alguns sites como o TechSpot, esta é uma das novas pragas da Internet e a maioria dos utilizadores afectados apenas se aperceberão de que a sua máquina está a ser utilizada para minerar BitCoins quando olham para os ciclos do CPU, sendo bem notórios os picos de atividade.

Google Chrome poderá avisar os utilizadores quando um site está a tentar utilizar os seus PC's para mineração de BitCoin

Este comportamento já despertou a atenção da Google segundo também avança a Ojan Vafai, em resposta a um relatório de erros no qual era reportado o desvio de recursos do computador para aplicações de mineração de BitCoin no próprio Browser.

O engenheiro do Google Chrome referiu que o browser poderia, ao detectar um pico de utilização do CPU proveniente daquela página, limitar automaticamente a utilização de recursos pelo site, sendo a locação de recursos seriamente limitada, colocando até o navegador em modo de poupança de energia.

Para já é apenas uma hipótese

Para além disso surgiria uma janela pop-up a alertar o utilizador de que o site poderia estar a minerar BitCoin sem o seu conhecimento.

Importa ainda referir que toda esta hipótese não passa de um palpite, de uma sugestão dada por um dos engenheiros envolvidos no desenvolvimento deste navegador utilizado por milhares de pessoas em redor de todo o mundo. Certo é que ninguém gosta quando, sem a nossa autorização e/ou conhecimento, os nossos recursos são utilizados para gerar lucro a terceiros.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no AntiMiner.

Outros assuntos relevantes:

Ulefone S7 – O smartphone de entrada por 35€

S8+ recebem nova atualização do Android

Transferências via PayPal são agora possíveis no Facebook Messenger

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.