A "mineração" de criptomoeadas como o BitCoin através dos browsers (navegadores) como o Google Chrome está a tornar-se num assunto sério. Sabemos que alguns sites como o TechSpot, esta é uma das novas pragas da Internet e a maioria dos utilizadores afectados apenas se aperceberão de que a sua máquina está a ser utilizada para minerar BitCoins quando olham para os ciclos do CPU, sendo bem notórios os picos de atividade.
Google Chrome poderá avisar os utilizadores quando um site está a tentar utilizar os seus PC's para mineração de BitCoin
Este comportamento já despertou a atenção da Google segundo também avança a Ojan Vafai, em resposta a um relatório de erros no qual era reportado o desvio de recursos do computador para aplicações de mineração de BitCoin no próprio Browser.
O engenheiro do Google Chrome referiu que o browser poderia, ao detectar um pico de utilização do CPU proveniente daquela página, limitar automaticamente a utilização de recursos pelo site, sendo a locação de recursos seriamente limitada, colocando até o navegador em modo de poupança de energia.
Para já é apenas uma hipótese
Para além disso surgiria uma janela pop-up a alertar o utilizador de que o site poderia estar a minerar BitCoin sem o seu conhecimento.
Importa ainda referir que toda esta hipótese não passa de um palpite, de uma sugestão dada por um dos engenheiros envolvidos no desenvolvimento deste navegador utilizado por milhares de pessoas em redor de todo o mundo. Certo é que ninguém gosta quando, sem a nossa autorização e/ou conhecimento, os nossos recursos são utilizados para gerar lucro a terceiros.
Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no AntiMiner.
Outros assuntos relevantes: