A Google quer que os milhões de utilizadores do Chrome naveguem sempre com a maior segurança possível. Para isso, ela implementará uma nova opção que garante que as páginas que visitas são sempre as mais seguras.
Google Chrome forçará o carregamento de páginas com protocolo HTTPS
A empresa norte-americana anunciou que o seu popular navegador receberá uma nova opção chamada “usar sempre ligações seguras”. Na prática, isto significa que o Chrome irá privilegiar sempre páginas com o protocolo HTTPS.
A presença deste protocolo significa que todos os dados são transmitidos através de uma conexão criptografada. Implica ainda que a autenticidade do servidor e do cliente seja verificada através de certificados digitais.
Na prática, isto significa que te estás a ligar a uma página com avançados protocolos de segurança. Algo que impossibilita o uso dessas páginas para burlas ou dispersão de malware.
A opção agora anunciada já existe no Chrome desde 2022, porém, não se encontra ativa por defeito. Mas a partir do final de 2026, a Google tornará esta opção sempre ativa para proteger os seus utilizadores dos perigos online.
Uma mudança que já devia ter acontecido há muito tempo
A Google explica que esta é uma mudança que já deveria ter sido feita há muito tempo. As páginas sem protocolo HTTPS são o alvo preferencial dos cibercriminosos, pois possibilitam operações como interceção de tráfego, sequestro de navegação ou redireccionamento para páginas maliciosas.
Quando esta novidade for implementada, os utilizadores do Chrome serão sempre direcionados para páginas com certificado HTTPS ativo. Quando tal não for possível, serão avisados que essa página não suporta esse protocolo, devendo ser cautelosos com os dados que partilham.
Caso prefiras usar o Chrome sem este novo sistema, deverás desativar a opção nas definições do navegador. Contudo, a Google desaconselha essa prática sob pena de reduzires a tua segurança enquanto navegas na internet.
Esta opção começará a chegar aos utilizadores do programa de navegação segura melhorada em abril de 2026. A sua disponibilização para todos acontecerá em outubro de 2026 com o lançamento da versão 147 do Chrome.
