A Google anunciou recentemente que a próxima grande atualização do seu navegador, o Chrome, só estará disponível para tablets e smartphones com o Android 8 Oreo, ou versão mais recente. Na prática, deixando de funcionar em todos os dispositivos com Android Nougat (7.0) ou anterior.
O avanço da tecnologia torna inevitável que as novidades e funções a estrear fiquem reservadas para dispositivos mais recentes, que suportem em pleno as novas capacidades. Tal é o caso da próxima atualização desta aplicação extremamente popular - o Google Chrome - que deixará ser compatível com as versões mais antigas do Android.
Fim da linha para smartphones com Android 7.0 Nougat
Mais recentemente vimos, por exemplo, o WhatsApp a deixar de suportar todos os dispositivos com Android 4.4, uma versão do sistema operativo com cerca de 10 anos. Todavia, o Android 7.0 Nougat é consideravelmente mais recente, sendo lançado em agosto de 2016 e distribuído amplamente em 2017.
Em todo o caso, não deixa já de ser uma versão antiga desta plataforma e, como tal, necessariamente limitada em determinados aspetos funcionais. Assim sendo, para suportar plenamente as novas capacidades do Chrome 120, apenas os dispositivos com Android Oreo 8.0 ou mais recente é que o poderão usar.
A confirmação emana da própria tecnológica norte-americana que, através da página de suporte oficial do Chrome, destaque os requisitos mínimos do Google Chrome 120. De fora ficarão assim os smartphones mais antigos, bem como os tablets com versão anterior do sistema operativo.
Google Chrome deixará de suportar versões antigas do Android
Quer isto dizer que o Google Chrome não receberá mais atualizações nestes equipamentos. Ou seja, se tiverem um smartphone ainda com o Android 7, não terão novo software disponível, nada de novos updates ou versões recentes do navegador.
Face ao exposto, é possível que os bugs fiquem por corrigir, caso existam, bem como possíveis lacunas de segurança que deixarão de ser colmatadas. Em suma, é possível que o próprio navegador, em breve, deixe de ser uma opção viável para uso diário.
Chrome 120 será distribuído a 6 de dezembro pela Google
Note-se que apesar de a Google não ter decretado ainda uma data de término para o final do suporte para o Chrome nos smartphones com Android Nougat (7.0), é provável que tal ocorra no próximo dia 6 de dezembro.
Isto porque será a partir dessa data que a versão Chrome 120 será oficialmente distribuída para todos os dispositivos móveis, bem como computardes Windows, Mac e Linux.
Em suma, chega agora a vez do Chrome acompanhar outras soluções de navegação na Internet ao deixar de suportar as versões do Android mais antigas. Tome-se, por exemplo, o Samsung Internet que também já requer o sistema operativo Android 8.0 Oreo, ou mais recente. Aliás, veja-se ainda o Opera que só funciona em dispositivos com o Android 12, ou versão mais recente.
Editores 4gnews recomendam: