Google Chrome: Modo de Leitura está a chegar à versão desktop

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Se usas o Google Chrome e sempre desejaste ler um artigo sem um fundo que te distraia, esta notícia vai agradar-te. Na versão desktop, o browser vai apostar finalmente no Modo de Leitura. A função está em desenvolvimento, mas já pode ser usada no Chrome Canary.

Caso não saibas, o Canary é a versão de testes do Chrome. Ou seja, antes de uma função passar para o browser principal, é testada por quem assim desejar, no Canary. Caso queiras ser dos primeiros a testar esta e outras novidades do Chrome, o Canary é o browser que deves instalar no teu computador.

À semelhança do que já acontece no Firefox, este Modo de Leitura vai permitir aos leitores alhearem-se de tudo o que é acessível quando estão a ler conteúdo. Ou seja, assim que o ativares deixas de ver publicidade, secções de comentários ou animações.

Modo de Leitura foca-te no conteúdo

O foco passa a ser somente o conteúdo. Verás títulos, o texto e as imagens do artigo. Se consomes muita informação online através do computador, esta é certamente uma função muito aguardada, e da qual vais em breve poder desfrutar no Chrome "principal".

Se tiveres o Canary instalado, basta visitares a secção 'chrome://flags/#enable-reader-mode'. Aí, basta ativares o modo de leitura como vês na imagem acima. Vai apenas ser-te pedido que reinicies o browser, e a partir daí poderás começar a utilizar a função. Entras num artigo à tua escolha e, tal como descrito em baixo, vais à “página de destilação".

No final das contas, ficas com um aspeto simples, sem distrações e que já podes usar para ler os teus artigos preferidos da 4gnews. A ideia não é fazer algo tão avançado como o Firefox, mas sim criar algo simples em que o foco seja realmente o conteúdo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Spotify atinge nova marca impressionante no Android
  • Google Maps vai-te dizer se os comboios estão em modo 'Sardinha em lata'
  • Samsung Galaxy Fold 'parte-se' após um dia de uso!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.