Google Chrome está com um Bug preocupante e ainda não há solução

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Chrome é o browser mais utilizado do mundo e por boas razões. Embora não seja o browser mais leve do mercado, a quantidade enorme de extensões faz com que o serviço seja apelativo para muitos utilizadores.

O Google Chrome é também em muitos equipamentos o browser pré-definido. Isto significa que muitos utilizadores simplesmente não se dão ao trabalho de instalar uma outra aplicação no seu smartphone.

Vê ainda: Nova versão da App 4gnews para Android está disponível (2.4.2)

Mesmo no iPhone o Google Chrome consegue surpreender. A facilidade de emparelhar o browser com o do computador deixa os utilizadores (eu incluído) felizes com a solução.

Porém, é também um browser que está em constante ataque. A Google faz trinta por uma linha para o manter seguro, contudo, nem sempre é possível fazê-lo a tempo e horas.

Google Chrome é um dos melhores browsers mas não estás livre de bugs

Um novo Bug começa a incomodar alguns utilizadores e é preocupante para os utilizadores mais ingénuos. Aparentemente um bug no "social engineering" faz com que os atacantes consigam tomar conta dos lugares da publicidade dos websites e mostrar uma imagem de erro em vez do website.

A mensagem indica que o serviço não está disponível e indica para contactar um email ou número de telefone. Tudo isto para que se "resolva o problema". Normalmente disfarçados como "Microsoft" ou outra grande empresa, os atacantes querem com isto obter os dados dos utilizadores, incluíndo informações bancárias. Infelizmente não é daqueles problemas que dá apenas para fechar isso e continuar com a vida. Terás mesmo de reiniciar o browser.

Claro que tudo depende se o utilizador liga ou não àquela mensagem. Porém, a Google ainda não arranjou uma forma de evitar o problema.

Atenção que também o browser da Firefox pode ser afetado por tal problema. A Google e Firefox estão a trabalhar numa solução, todavia, tal solução ainda não existe.

Se te aparecer uma mensagem destas o melhor que tens a fazer é fechar o Google Chrome e limpar os cookies e dados de navegação. Não é garantido que resolva mas é uma possível solução temporária.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S10 deverá trazer dupla câmara frontal

Nokia X5 (5.1): Assim será o próximo smartphone com Android One

Xiaomi Mi MAX 3 terá uma versão Pro com Snapdragon 710 da Qualcomm

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.