A Google está a trabalhar numa forma de bloquear ‘anúncios pesados’ no Chrome que possam deixar o browser mais lento. O novo bloqueador pretende ‘apanhar’ os anúncios que possam gastar muita internet ou puxar pelo processador (CPU).
A própria Google chama-lhe ‘anúncios pesados’, e estes continuarão na página com a indicação de que foram removidos. O utilizador poderá ver nos “detalhes”, a razão pela qual a Google possa ter decidido bloquear o anúncio. No exemplo abaixo, o anúncio bloqueado “usa demasiados recursos no dispositivo”.
Que anúncios serão bloqueados
Neste momento a Google anunciou apenas os números em que se vai basear para bloquear os anúncios. Vai basear-se em dois aspetos essenciais: uso do CPU e uso da largura de banda da internet. Em baixo, os números partilhados pela Google em que se vai basear para o bloqueio.
- 1% de uso da largura de banda (4MB de rede de internet);
- 1% de uso do CPU por minuto (60 segundos de CPU).
Estes serão os números usados inicialmente como base para acionar o bloqueador de anúncios. No entanto poderão sofrer alterações com o tempo. A diferença entre este bloqueador e o normal do Chrome, é a preocupação com os anúncios que ocupem muitos recursos, podendo manter-se os ‘leves’.
Ainda não há data para a chegada deste 'ad blocker' ao Chrome
Neste momento a Google encontra-se a desenvolver este bloqueador no Chromium. Isto significa que ainda não temos dados de quando poderá chegar ao Chrome, e a todos os utilizadores. O projeto ainda está numa fase embrionária, e levará no mínimo uns meses a ser concluído.
Embora seja uma solução interessante, devemos ter em conta que o Chromium é um terreno de testes. Ou seja, a Google pode abandonar o projeto antes de este ver a luz do dia (ou do Chrome).
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