Google Chrome para Android pode ganhar suporte para vídeo HDR

Rui Bacelar
Google Chrome HDR reprodução de vídeo Android
Em breve, um rol de novidades chegará ao browser @engadget

É um dos browsers mais populares do mundo, o Google Chrome está a planear dar novas capacidades ao seu navegador na sua versão para Android. Mais concretamente, com a introdução de um modo HDR para que possas desfrutar dos conteúdos como vídeo na melhor qualidade possível em HDR. Então, o que vai mudar e o que podemos esperar? Eis as novidades:

Vê ainda: 27 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Reprodução de vídeos em HDR através do navegador (browser) Google Chrome para dispositivos móveis Android. Soa bem? Por HDR entenda-se High Dynamic Range, ou melhor, ampla faixa dinâmica ou grande alcance dinâmico numa tradução literal para português.

Google Chrome para Android poderá reproduzir vídeo em HDR

Esta informação tem como fonte o Chromium Gerrit, a equipa responsável pelo desenvolvimento de novas ferramentas e de todo o código fonte deste aplicação.

Afinal de contas, este é o navegador pré-instalado em muitos dispositivos Android. Para milhares de pessoas será o principal ponto de acesso à internet, disso não temos dúvidas. Apesar das várias alternativas, este é sem dúvida um dos melhores navegadores para a plataforma Android.

De acordo com esta fonte, a versão Android daquele que talvez seja o navegador mais popular, será capaz de extrair a informação metadata VP9 HDR dos fornecedores de conteúdo. Em seguida, utilizará essa informação no seu MediaCodec.

O resultado final para o utilizador será uma reprodução de vídeo com mais qualidade do que nunca. Isto se o teu smartphone o permitir. Terás mais contraste e uma reprodução de cor mais acertada. Para já a lista de dispositivos compatíveis com a reprodução de vídeo HDR ainda é muito pequena. Entre eles temos os Samsung Galaxy S8, Note 8, LG V30, Sony Xperia XZ Premium e poucos mais.

De momento, as aplicações como o YouTube, Google Play Movies, e até mesmo a Netflix já são capazes de fornecer uma reprodução de vídeo em HDR. Contudo, os conteúdos disponíveis com este novo padrão de qualidade ainda são reduzidos. Algo que eventualmente melhorará.

E tu, costumas utilizar este popular browser para Android? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

VLC Media Player está repleto de novidades para Android – Download

Xiaomi Redmi 5 e Xiaomi Redmi 5 Plus já são oficias!

Qualcomm Snapdragon 845 – Tudo o que precisas de saber

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.