Google Fotos quer quebrar as barreiras entre o Chrome e o teu Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A versatilidade de uma aplicação para Android, agora para grandes formatos como o navegado Google Chrome do teu computador. Esta é uma das premissas das Progressive Web Apps (PWA's) às quais se juntará a Google Fotos a partir de agora.

Com a mais recente atualização deste popular serviço de partilha, armazenamento e backup de imagens e vídeo, temos boas novidades. Algo que nos mostra uma maior confluência de funções entre o sistema operativo Android e o seu aspecto, por exemplo, na vista Web (através do computador).

Vê ainda: Edition, qual preferes?

Note-se que a distribuição das atualizações é feita de forma gradual e faseada pelo que os utilizadores poderão ter que esperar pela sua chegada a Portugal. Ainda assim, agora que as PWA's podem ser instaladas no Maps Go. Agora, a mesma ideologia foi aplicada ao Google Fotos.

Aplicações progressivas começam a esbater as barreiras entre o Android e o seu aspecto na versão Web

Tal como podemos ver no website do serviço da tecnológica norte-americana, as barreiras entre o Android e o Google Chrome estão a ser esbatidas. Isto é, o Google Fotos está a tornar-se numa Progressive Web App (PWA). Neste momento, se acederes ao teu Google Fotos, através do Google Chrome a partir do teu Android. Ou através do teu PC, começarás a encontrar uma nova função. Esta, dar-te-á uma nova "mini app" que podes adicionar ao teu ecrã inicial, sendo porventura muito leve. Tudo isto para quê? Ora, para poderes aceder ao teu Fotos de forma ainda mais rápida e similar entre a versão Web e a versão para dispositivos móveis Android.

Google Fotos já começa a adotar a PWA via Google Chrome

Poderás consultar a disponibilidade desta função através do website deste serviço. Aí, no menu das opções (os 3 traços ou pontos) no canto superior esquerdo. Ou mesmo ao selecionar uma imagem, no meu com as opções de partilhar, arquivar e alterar.

Aí começará a surgir, gradualmente, uma nova opção que ter permitirá usufruir deste serviço. Agora de uma forma mais homogénea entre as diversas plataformas. Alternativamente poderás colar na barra de endereços "chrome://flags/#enable-desktop-pwas" para ativar a opção "Progressive Web Apps".

Aí encontrarás também a listagem de todas as principais funções da aplicação em questão, neste caso o Google Fotos. Depois de ativo, terás um novo ícone no teu ecrã inicial do Android ou no teu ambiente de trabalho, para computador.

Assuntos relevantes na 4gnews:

está a investir fortemente na Índia?

Smartphones com quatro câmaras chegarão em breve – DxOMark

Landing Festival Lisboa: Tecnologia, Futuro e Carreira profissional

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.