Home Android

Google Fotos quer quebrar as barreiras entre o Chrome e o teu Android

Esta é uma das premissas das Progressive Web Apps (PWA's) 

Google Photos Google Fotos Antes & Depois, Google Photos Chrome Android Google Chrome
O serviço de armazenamento e partilha de fotografia e vídeo continua a receber novas funções. ©thenextWeb

A versatilidade de uma aplicação para Android, agora para grandes formatos como o navegado Google Chrome do teu computador. Esta é uma das premissas das Progressive Web Apps (PWA’s) às quais se juntará a Google Fotos a partir de agora.

Com a mais recente atualização deste popular serviço de partilha, armazenamento e backup de imagens e vídeo, temos boas novidades. Algo que nos mostra uma maior confluência de funções entre o sistema operativo Android e o seu aspecto, por exemplo, na vista Web (através do computador).

Vê ainda: Sondagem: OnePlus 6 ou Xiaomi Mi 8 Explorer Edition, qual preferes?

Note-se que a distribuição das atualizações é feita de forma gradual e faseada pelo que os utilizadores poderão ter que esperar pela sua chegada a Portugal. Ainda assim, agora que as PWA’s podem ser instaladas no navegador Google Chrome para Android e para computador, veremos cada vez mais Apps a adotar este novo padrão.

Padrão este (ou metodologia de desenvolvimento de software) que permite ao utilizador uma interação com a app, similar tanto no seu PC como no dispositivo Android. Uma premissa ambiciosa que foi liderada pela aplicação Maps Go. Agora, a mesma ideologia foi aplicada ao Google Fotos.

Aplicações progressivas começam a esbater as barreiras entre o Android e o seu aspecto na versão Web

Tal como podemos ver no website do serviço da tecnológica norte-americana, as barreiras entre o Android e o Google Chrome estão a ser esbatidas. Isto é, o Google Fotos está a tornar-se numa Progressive Web App (PWA). Neste momento, se acederes ao teu Google Fotos, através do Google Chrome a partir do teu Android. Ou através do teu PC, começarás a encontrar uma nova função. Esta, dar-te-á uma nova “mini app” que podes adicionar ao teu ecrã inicial, sendo porventura muito leve. Tudo isto para quê? Ora, para poderes aceder ao teu Fotos de forma ainda mais rápida e similar entre a versão Web e a versão para dispositivos móveis Android.

Google Fotos Android Chrome Google Chrome
A opção começa a ser disponibilizada em algumas regiões.

Google Fotos já começa a adotar a PWA via Google Chrome

Poderás consultar a disponibilidade desta função através do website deste serviço. Aí, no menu das opções (os 3 traços ou pontos) no canto superior esquerdo. Ou mesmo ao selecionar uma imagem, no meu com as opções de partilhar, arquivar e alterar.

Aí começará a surgir, gradualmente, uma nova opção que ter permitirá usufruir deste serviço. Agora de uma forma mais homogénea entre as diversas plataformas. Alternativamente poderás colar na barra de endereços “chrome://flags/#enable-desktop-pwas” para ativar a opção “Progressive Web Apps”.

Aí encontrarás também a listagem de todas as principais funções da aplicação em questão, neste caso o Google Fotos. Depois de ativo, terás um novo ícone no teu ecrã inicial do Android ou no teu ambiente de trabalho, para computador.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Porque é que a Xiaomi está a investir fortemente na Índia?

Smartphones com quatro câmaras chegarão em breve – DxOMark

Landing Festival Lisboa: Tecnologia, Futuro e Carreira profissional

Fonte | via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).
Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia