Google Chrome 90 está pronto e já o podes descarregar aqui!

Rui Bacelar
Comentar

A Google disponibilizou hoje (15) a mais recente versão do seu navegador de Internet, o browser mais popular do mundo. Está disponível para Android através da Google Play Store, chegando também a mais dispositivos móveis e ao computador.

Aos utilizadores Android recomendamos que acedam à Play Store, às suas apps e jogos instalados, para garantir que a versão 90 seja instalada, sendo a mais recente atualização. De qualquer modo, também podem descarregar separadamente o ficheiro APK.

A versão 90 do Google Chrome vem reforçar a segurança!

Safer default for navigation: Chrome will use https:// by default, improving privacy and loading speed for users. For sites that don’t yet support HTTPS, Chrome will fall back to HTTP after a few seconds so that those sites continue to work: https://t.co/RUbNvunluC pic.twitter.com/n8olLztrAh

— Chrome (@googlechrome) 29 de março de 2021

Eternamente em melhoria e evolução, o navegador da Google chega hoje à versão 90, já disponível para qualquer interessado. Trata-se da versão estável e pronta a usar no computador, ou no telemóvel, com uma importante melhoria de segurança online.

Mais concretamente, o tipo de ligação à Internet, mesmo que o utilizador não a especifique, passa a ser o padrão HTTPS. Por outras palavras, temos uma nova ligação predefinida para o acesso aos websites, optando sempre pelas páginas HTTPS.

Sublinhamos que a própria Google já tinha dado a saber, através de meio próprio, que implementaria este reforço de segurança. Na prática, o navegador procurará e preferirá, sempre, estabelecer ligação com a versão segura de uma página web.

Caso o website não disponha dessa versão segura - versão HTTPS - avisará o utilizador. Só aí é que acabará por aceder à versão menos segura de uma qualquer página web - versão HTTP.

A nova versão do Google Chrome 90 também está mais rápida

Apesar de a tónica da versão 90 recair na segurança, sempre que o utilizador tira proveito do navegador, há também, no seu código, várias otimizações que aumentam a sua velocidade. Note-se que simplesmente ao encaminhar o acesso para a versão HTTPS também estabelecerá mais rapidamente a ligação ao website desejado.

Mais ainda, também temos algumas otimizações para o modo desktop, a versão para computadores do Google Chrome. Com efeito, a versão 90 introduz o codificador AV1, um trunfo otimizado para as videoconferências e reuniões via web.

A par destes incrementos temos também as típicas correções de bugs e otimizações gerais do sistema.

Sharing a laptop? Create a space for yourself and your loved ones in #Chrome with an updated profiles experience. 👥 Learn how easy it is to create, customize, and switch between them: https://t.co/bcWLtyiqDt pic.twitter.com/S68nytdFxH

— Chrome (@googlechrome) 2 de março de 2021

Por fim, para desfrutarem da mais recente versão - 90 - acede às definições do navegador (canto superior direito) - Ajuda - Acerca do Google Chrome. Aí será feita a verificação da versão instalada, notificando o utilizador quando existir ou estiver disponível uma nova versão.

A todo o momento também podem descarregar o ficheiro APK com a versão 90 do Google Chrome para Android.

Antes de ires, descobre as melhores Chrome Flags para tirar ainda mais proveito deste bom navegador.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.