Google Chrome 90 está pronto e já o podes descarregar aqui!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google disponibilizou hoje (15) a mais recente versão do seu navegador de Internet, o browser mais popular do mundo. Está disponível para Android através da Google Play Store, chegando também a mais dispositivos móveis e ao computador.

Aos utilizadores Android recomendamos que acedam à Play Store, às suas apps e jogos instalados, para garantir que a versão 90 seja instalada, sendo a mais recente atualização. De qualquer modo, também podem descarregar separadamente o ficheiro APK.

A versão 90 do Google Chrome vem reforçar a segurança!

Eternamente em melhoria e evolução, o navegador da Google chega hoje à versão 90, já disponível para qualquer interessado. Trata-se da versão estável e pronta a usar no computador, ou no telemóvel, com uma importante melhoria de segurança online.

Mais concretamente, o tipo de ligação à Internet, mesmo que o utilizador não a especifique, passa a ser o padrão HTTPS. Por outras palavras, temos uma nova ligação predefinida para o acesso aos websites, optando sempre pelas páginas HTTPS.

Sublinhamos que a própria Google já tinha dado a saber, através de meio próprio, que implementaria este reforço de segurança. Na prática, o navegador procurará e preferirá, sempre, estabelecer ligação com a versão segura de uma página web.

Caso o website não disponha dessa versão segura - versão HTTPS - avisará o utilizador. Só aí é que acabará por aceder à versão menos segura de uma qualquer página web - versão HTTP.

A nova versão do Google Chrome 90 também está mais rápida

Apesar de a tónica da versão 90 recair na segurança, sempre que o utilizador tira proveito do navegador, há também, no seu código, várias otimizações que aumentam a sua velocidade. Note-se que simplesmente ao encaminhar o acesso para a versão HTTPS também estabelecerá mais rapidamente a ligação ao website desejado.

Mais ainda, também temos algumas otimizações para o modo desktop, a versão para computadores do Google Chrome. Com efeito, a versão 90 introduz o codificador AV1, um trunfo otimizado para as videoconferências e reuniões via web.

A par destes incrementos temos também as típicas correções de bugs e otimizações gerais do sistema.

Por fim, para desfrutarem da mais recente versão - 90 - acede às definições do navegador (canto superior direito) - Ajuda - Acerca do Google Chrome. Aí será feita a verificação da versão instalada, notificando o utilizador quando existir ou estiver disponível uma nova versão.

A todo o momento também podem descarregar o ficheiro APK com a versão 90 do Google Chrome para Android.

Antes de ires, descobre as melhores Chrome Flags para tirar ainda mais proveito deste bom navegador.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 13 Pro: novas imagens mostram a desejada mudança em prática
  • iPhone 14 vai trazer mudanças na câmara. Mas diz adeus a um 'fracasso'
  • Siri surpreende o mundo ao confirmar evento da Apple para dia 20
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.