Google Chrome 66: as novidades da nova versão para Android e iOS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Google Chrome 66 chegou hoje de manhã, em primeiro lugar para Android, entretanto também para iOS e demais plataformas (Windows, Mac, etc). A nova versão chega sensivelmente um mês após o Google Chrome 65. Periodicidade que já se torna um hábito.

Agora, vamos abordar as principais mudanças e alterações implementadas pela nova versão para dispositivos móveis Android e iOS. Mais concretamente as mudanças de visual dentro do navegador e novas ferramentas à disposição do utilizador.

Vê ainda: Xiaomi. Portugal já se rendeu aos encantos da ‘Apple chinesa’

O novo "look", aspecto ou design chama-se Modern Design UI. Veio operar uma das maiores mudanças na página inicial do Google Chrome, tanto para Android como iOS. Com efeito, esta mudança já estava a ser preparada há cerca de um ano. Agora, o "Chrome Home" mudou, para melhor.

Apesar de ser uma mudança mais ligeira do que estávamos à espera, vimos que a tecnológica foi cautelosa para não quebrar em demasiada com a versão 65. Com efeito, o novo Google Chrome 66 apresenta agora elementos mais arredondados na página inicial, o "Chrome Home".

Google Chrome 66 - as novidades para Android e iOS

Esta á a primeira grande mudança que podemos encontrar tanto nas versões Android como iOS (dispositivos Apple). Note-se que toda a página inicial desta versão que aterrou hoje será muito similar ao que aqui vemos na imagem, todavia sem a barra de endereços. Aqui ser-te-ão apresentados os sites que visitas mais frequentemente (como a 4gnews). Terás também os ícones um pouco menores e com todos os tons mais claros, mesmo na opção de troca de separadores. Em suma, uma uniformização e aplicação de tons mais claros.

Creio que já não será uma surpresa o facto de o Google Chrome para Android mudar a cor da barra de endereços e de estado. Tudo isto para igualar ou equilibrar o tom predominante na página que estás a visitar. Note-se ainda que até à data esta barra de endereços era consideravelmente mais escura do que os demais elementos presentes.

Novidades chegaram hoje ao iOS e Android

Algo que agora muda nos Google Chrome 66 para Android e iOS. Tudo mais claro, mais coeso e coerente. Se mo permitem dizer, creio que é uma das boas mudanças, tornando toda a experiência de navegação na Web ainda mais gratificante e elegante.

Importa também frisar que o Google Chrome 66 para Android e iOS começou hoje a ser distribuído. Posto isto poderá demorar alguns dias ou simplesmente algumas horas até que também chegue à tua Play Store (Android) ou App Store (iOS). Ainda assim, é apenas uma questão de tempo até que tal aconteça.

Várias mudanças estéticas no Google Chrome 66 para Android e iOS

Um novo reprodutor de vídeo. Ou melhor, um novo aspecto para esta funcionalidade já havia sido introduzida em dezembro, no canal Beta. Com efeito, a mudança chegaria ao Canary, a versão de testes deste navegador. Agora, chegou à versão estável para Android e iOS.

Retoques e um novo "look" dentro do Chrome

Ao passo que na versão 65 tínhamos uma barra de navegação branda na parte inferior com todos os seus botões e controlos, na nova versão está tudo mais simples. Isto é, com os botões de Play / Pausa agora colocados ao centro. Já os demais controlos estão agora colocados acima da faixa de produção / tempo. Mais ainda, podes agora dar um duplo toque nas laterais do ecrã. Isto fará com que a reprodução avance mais rápido (forward) ou volte atrás (reverse).

Ainda assim, neste Google Chrome 66 não temos uma grande mudança neste quesito. É certo que alguns aspectos estão mais elegantes mas provavelmente será algo em que dificilmente repararás. Pelo menos até que abras algum vídeo dentro do navegador em si e te apercebas destes retoques.

Já para os programadores também temos algumas novidades na nova versão. Essas poderão ser exploradas mais adiante. Até lá, já podes descarregar a versão: 66.0.3359.106, está aqui a nova versão para iOS.

E tu, já exploraste as novidades deste navegador?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei Honor 10 terá uma característica que o Huawei P20 ignorou

Motorola Moto Z3 Play poderá trazer leitor biométrico na lateral?

Apresentação do Apple iPhone SE 2 poderá estar iminente

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.