Home Android

Google Chrome 66: as novidades da nova versão para Android e iOS

A atualização seria hoje disponibilizada na Google Play Store e também na App Store para dispositivos móveis iOS e Android.

Android iOS Google Chrome 66
As novidades podem agora ser usufruídas pelo utilizador. Para Android, iOS e não só.

O Google Chrome 66 chegou hoje de manhã, em primeiro lugar para Android, entretanto também para iOS e demais plataformas (Windows, Mac, etc). A nova versão chega sensivelmente um mês após o Google Chrome 65. Periodicidade que já se torna um hábito.

Agora, vamos abordar as principais mudanças e alterações implementadas pela nova versão para dispositivos móveis Android e iOS. Mais concretamente as mudanças de visual dentro do navegador e novas ferramentas à disposição do utilizador.

Vê ainda: Xiaomi. Portugal já se rendeu aos encantos da ‘Apple chinesa’

O novo “look”, aspecto ou design chama-se Modern Design UI. Veio operar uma das maiores mudanças na página inicial do Google Chrome, tanto para Android como iOS. Com efeito, esta mudança já estava a ser preparada há cerca de um ano. Agora, o “Chrome Home” mudou, para melhor.

Apesar de ser uma mudança mais ligeira do que estávamos à espera, vimos que a tecnológica foi cautelosa para não quebrar em demasiada com a versão 65. Com efeito, o novo Google Chrome 66 apresenta agora elementos mais arredondados na página inicial, o “Chrome Home”.

Google Chrome 66 – as novidades para Android e iOS

Esta á a primeira grande mudança que podemos encontrar tanto nas versões Android como iOS (dispositivos Apple). Note-se que toda a página inicial desta versão que aterrou hoje será muito similar ao que aqui vemos na imagem, todavia sem a barra de endereços. Aqui ser-te-ão apresentados os sites que visitas mais frequentemente (como a 4gnews). Terás também os ícones um pouco menores e com todos os tons mais claros, mesmo na opção de troca de separadores. Em suma, uma uniformização e aplicação de tons mais claros.

Google Chrome 66 Android 1 iOS
Temos agora a presença de vários elementos mais arredondados nesta “casa”.

Creio que já não será uma surpresa o facto de o Google Chrome para Android mudar a cor da barra de endereços e de estado. Tudo isto para igualar ou equilibrar o tom predominante na página que estás a visitar. Note-se ainda que até à data esta barra de endereços era consideravelmente mais escura do que os demais elementos presentes.

Novidades chegaram hoje ao iOS e Android

Algo que agora muda nos Google Chrome 66 para Android e iOS. Tudo mais claro, mais coeso e coerente. Se mo permitem dizer, creio que é uma das boas mudanças, tornando toda a experiência de navegação na Web ainda mais gratificante e elegante.

Importa também frisar que o Google Chrome 66 para Android e iOS começou hoje a ser distribuído. Posto isto poderá demorar alguns dias ou simplesmente algumas horas até que também chegue à tua Play Store (Android) ou App Store (iOS). Ainda assim, é apenas uma questão de tempo até que tal aconteça.

Várias mudanças estéticas no Google Chrome 66 para Android e iOS

Google Chrome 66 Android media player iOS
Também o reprodutor de multimédia tem agora um novo aspecto no navegador.

Um novo reprodutor de vídeo. Ou melhor, um novo aspecto para esta funcionalidade já havia sido introduzida em dezembro, no canal Beta. Com efeito, a mudança chegaria ao Canary, a versão de testes deste navegador. Agora, chegou à versão estável para Android e iOS.

Retoques e um novo “look” dentro do Chrome

Ao passo que na versão 65 tínhamos uma barra de navegação branda na parte inferior com todos os seus botões e controlos, na nova versão está tudo mais simples. Isto é, com os botões de Play / Pausa agora colocados ao centro. Já os demais controlos estão agora colocados acima da faixa de produção / tempo. Mais ainda, podes agora dar um duplo toque nas laterais do ecrã. Isto fará com que a reprodução avance mais rápido (forward) ou volte atrás (reverse).

Ainda assim, neste Google Chrome 66 não temos uma grande mudança neste quesito. É certo que alguns aspectos estão mais elegantes mas provavelmente será algo em que dificilmente repararás. Pelo menos até que abras algum vídeo dentro do navegador em si e te apercebas destes retoques.

Já para os programadores também temos algumas novidades na nova versão. Essas poderão ser exploradas mais adiante. Até lá, já podes descarregar a versão: 66.0.3359.106, está aqui disponível para Android, na Google Play Store. Poderás descarregar aqui a nova versão para iOS.

E tu, já exploraste as novidades deste navegador?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei Honor 10 terá uma característica que o Huawei P20 ignorou

Motorola Moto Z3 Play poderá trazer leitor biométrico na lateral?

Apresentação do Apple iPhone SE 2 poderá estar iminente

Fonte |via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).
Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia