Google Chrome chega à versão 64 - as novidades mais importantes

Rui Bacelar
Google Chrome 64 HDR Android
Chegou agora um rol de novidades ao browser ©engadget

A Google atualizou o seu Google Chrome para a versão 64. No seu interior chegou um importante rol de novidades que mereces ficar a conhecer todo o rigor que só a 4gnews é capaz de oferecer. De forma simples e compreensível vamos em seguida contar-te o que mudou e porque é que vale a pena utilizar este navegador / browser.

Em primeiro lugar, esta é a primeira versão (atualização) do Google Chrome em 2018. O Chrome 64 inclui, desde logo, uma funcionalidade embutida que vai impedir que sejas re-encaminhado automaticamente para outros sites. Por exemplo quando abres um sítio (site) da internet que te quer re-encaminhar automaticamente para qualquer outro lado. O Google Chrome 64 põe travão a isso!

Vê ainda: 37 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Tal como nos conta a Android Police, apesar de (olhando para o código da compilação anterior (63), a função já estar lá), só agora com a nova versão, Chrome 64 é que fica ativa. Temos também uma nova barra de navegação em branco, novos API's para facilitar o trabalho dos programadores e muito mais!

Se há coisa que me irrita neste momento na Internet (e não, não é o YouTube), são as publicidades que ocupam uma página inteira, ou quase. Mas há pior...aqueles sites que te levam para outras páginas. Ou o pior de tudo, algo horripilante são os falsos avisos de que tens virus no teu PC ou no teu Mac (o mesmo sucede em dispositivos Android). Isto é apenas um bait, uma tentativa para te assustar e levar a carregar no prometido antivirus milagroso. Não cais na esparrela, por favor!

Google Chrome 64 - as principais novidades

Muitos destes sites acabam por te re-encaminhar para sites potencialmente maliciosos. Sempre que vires um alerta de ("o teu dispositivo foi infetado" com luzes a piscar), fecha imediatamente a página. Ou então utiliza este novo Google Chrome 64. Esta já impede que sejas levado automaticamente para este tipo de páginas a partir da página "mãe". Este tipo de anúncios maliciosos têm ganhado terreno dentro do próprio sistema de publicidades da Google, o Google AdSense/AdX. É lamentável que assim seja...

Google Chrome 64 impede o re-encaminhamento automático

Google Chrome 64 novidades
Já alguma vez foste re-encaminhado para estas páginas "manhosas"?

A solução encontrada pela gigante tecnológica é simples. Bloqueia qualquer block frame que te tentar levar para outro sítio. Algo que já havia sido anunciado em novembro de 2017 mas que só agora entra em vigor. Mesmo assim, convém que configures esta nova função nas definições do teu navegador. Segundo o feed-back dos nossos leitores, nem todos estão com estas novidades ativas.

Olhando com atenção para as secções Chrome Dev e ainda para o Canary podemos ver que nestes casos a opção de bloqueio automático já se encontra ativa por pre-definição. Posto isto, acreditamos que, apesar de já estar perfeitamente funcional no Google Chrome 64, será com a próxima versão que todos os utilizadores (Chrome 65), terão isto ativado.

De qualquer forma, podes ativar este novo filtro, esta nova proteção de forma muito fácil. Dentro do teu navegador, copia agora " chrome://flags/#enable-framebusting-needs-sameorigin-or-usergesture ". Cola isto na barra de navegação / barra de endereços (ou então clica simplesmente na ligação (link) acima. Aparecerá um menu com várias opções e entrarás a opção de ativar esta nova proteção. Reinicia o teu navegador / browser e nunca mais terás que te preocupar com estes re-encaminhamentos nefastos.

Podes (e deves), ativar as novidades do Google Chrome 64

Google Chrome 64 novidades
Podes, e deves, ativar as novidades (caso já não esteja)

A partir de então, sempre que uma frame embutida na página mãe (a página segura que estás a visitar) te tentar sequestrar e levar para os cantos mais escuros da internet, o novo Google Chrome e as suas novidades vão impedir isso mesmo. Tratam-se de novidades incrivelmente úteis que poderás experimentar aqui.

Branco, outra das novidades do Google Chrome 64

Outra das novidades é a aplicação em novos menus de tons brancos. Com o Android Oreo 8.0, a tecnológica norte-americana está a aplicar estes tons porque quando o utilizador tem um dispositivo com ecrã AMOLED, acaba por reduzir o burn-in do ecrã. Aqui, isto pode não agradar a todos os utilizadores.

A nova barra de navegação em branco. Seja como for, gostemos ou não destas novidades, acabaram de chegar ao Chrome. Pessoalmente gostaria que mudassem de cor consoante aquilo que estamos a ver na página.

Temos também um rol de novidades avulsas, tanto para o utilizador comum como para os programadores. A lista, em seguida:

  • Temos novas Media Capabilities API, que permitem aos sites (sítios da internet) determinar que tipo de codecs de multi-média é que o teu browser utiliza.
  • O sites podem agora ficar a saber se tens o Poupança de Dados ativo com o novo JavaScript saveData. Novidades que estarão ativas por pre-definição no Google Chrome 65.
  • O Chrome 64 dá-te agora notificações nativas no Linux, tal como no macOS.
  • O ResizeObserver API está entre as novidades suportadas.
  • Os alertas de JavaScript já não podem alterar a Tab que estás a ver.
  • O Chrome já suporta a reprodução de vídeo HDR no Windows 10.

E tu, já atualizaste o teu navegador?

Assuntos relevantes na 4gnews:

LG G7? Dificilmente com a LG a perder tanto dinheiro…

Samsung Galaxy S9 já tem data de apresentação oficial!

Android. 5 coisas que queremos ver no novo LG G7

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.