Google Chrome 63 Beta para Android introduz várias novidades

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Uma semana após o lançamento do Google Chrome 62, a gigante tecnológica já disponibilizou o Google Chrome 63 Beta para Android e temos aqui algumas novidades, melhorias na interface e diferenças no aspecto do navegador em si. Em particular temos um design mais cuidado na página inicial dentro deste navegador e toda a Chrome Home U.I. está mais cuidada, com novos marcadores, opções para as Apps, entre outras novidades.

Vê ainda: Versão estável da MIUI 9 chega em novembro a todos estes Xiaomi

A barra de endereços, localizada na parte inferior do ecrã / tela é apelidada de "Chrome Home" e já estaria a ser desenvolvida há algum tempo. Foi vista pela primeira vez no ano passado, chegando em março como uma das grandes novidades deste browser. Entretanto chegou como parte integrante de uma nova filosofia de design, a "Modern U.I." para o dito "Chrome Home" com a barra de endereços arredondada.

Novidades do Google Chrome 63 Beta para Android

Estas últimas mudanças visuais chegaram em agosto mas a "Modern U.I." propriamente dita só foi distribuída com o Google Chrome 62, distribuída na última semana mas não estava ativada por pre-definição para todos os utilizadores.

Agora, olhando para a aplicação do Google Chrome 63 Beta para Android, vemos indícios de que esta nova "casa", este novo "Chrome Home" está praticamente completo, terminado e preparado para uma distribuição global aquando da versão 63 estável.

Ao abrir este novo Google Chrome 63 Beta para Android ser-te-á apresentado um novo separador / área que te dirá que estás a utilizar o novo Chrome, uma pequena janela pop-up para te dar um resumo das novidades, servindo também como um breve e sucinto guia para descobrires o que foi introduzido.

O Google Chrome sempre adoptou esta política de pop-ups para te deixar experimentar ou melhor, para te guiar por entre as novidades nas suas compilações Beta. Agora, esta área das novidades está bem mais simples e menos "atulhada" de conteúdo. Pessoalmente gosto bastante do seu aspecto.

Outra das grandes mudanças neste Google Chrome 63 Beta para Android é a Minimal U.I. para aplicações Web. Poderás verificar estas novidades quando adicionas um site ou Web App ao teu ecrã inicial. O Chrome verificará o site selecionado para averiguar como é que este pretende ser apresentado.

Já podes descarregar o Google Chrome 63 Beta para Android na Play Store.

Note-se que até ao momento as Web apps tinham apenas três layouts distintos, um que abria o browser, outro que abria o site como uma Web App com a barra de estado mas sem uma interface semelhante à do navegador e, pro último, um layout de ecrã completo que abre a web app no modo tela cheia.

Com este novo 63 Beta para Android a gigante tecnológica introduziu um novo Minimal U.I, que transforma o aspecto de uma Web App numa experiência semelhante ao conteúdo apresentado num separador normal e que te deixará aceder ao URL, algo que será particularmente bom para os sites e blogs de notícias. Por último terás ainda a possibilidade de silenciar todos os conteúdos de um site.

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no e Play Store.

Outros assuntos relevantes:

d

Motorola Moto Z Play está a receber uma importante atualização de segurança!

Motorola Moto X4 já está a receber nova atualização de Segurança

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.