Google pondera investimento milionário em Centro de Dados na Europa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Tratou-se de uma mera proposta verbal feita na sede da Google em Mountain View (California). A gigante tecnológica estaria a ponderar a aquisição de uma parcela de terreno com cerca de 25 hectares para lá implementar um novo Centro de Dados na Europa, mais concretamente na cidade de Bissen, Luxemburgo.

Vê ainda: Luxemburger Wort. Foi com base nesta publicação que inúmeros media nacionais, sem olhar a quês ou porquês, transformaram a situação numa autêntica batatada sem raízes ou profundidade de investigação.

Centro de dados da Google deverá localizar-se no Luxemburgo

Falta apenas uma assinatura do atual proprietário do terreno estando " a proposta a ser analisada pela Google, carecendo ainda da assinatura para que se possa efetuar a transferência de propriedade dos 25 hectares de terreno rural", declarações de Schneider.O governo luxemburguês está claramente interessado na fixação do próximo centro de dados da Google na cidade de Bissen que poderá criar cerca de 300 novos postos de trabalho e dinamizar toda a região envolvente.

A Google terá demonstrado interesse nesta parcela específica de terreno devido à sua proximidade com outros centros industriais e vias de comunicação capazes de providenciar toda a infraestrutura necessária ao ótimo funcionamento do centro de comunicações da gigante tecnológica.

A lote de 25 hectares seria disponibilizado para a Google após uma série aquisições a vários privados por parte da fazenda pública luxemburguesa. Operação de expropriação que foi levada a bom termo em todas as situações menos uma.

Segundo o ministro Etienne Schneider " temos todos os acordos finalizados com a excepção de um apesar de algumas assinaturas ainda não terem sido conseguidas" ao que acrescentou prontamente, "esperamos que estas tarefas pendentes fiquem resolvidas nos próximos dias".

Google estaria a avaliar outras localizações na Europa

Será ainda necessário proceder a uma reformulação do plano de ordenamento territorial da zona, processo este que poderá demorar algum tempo. Reclassificar todas esta áreas verdes será a próxima etapa, custe o que custar.

Persistem algumas incertezas pois a Google poderá estar a avaliar outras áreas para implementação do seu próximo centro de dados. Apesar de a gigante tecnológica ter demonstrado interesse naquela parcela específica de terreno, o ministro luxemburguês não foi capaz de esclarecer se a Google estaria ou não a ponderar outras localizações.

Caso o negócio tenha procedência, a construção do novo Centro de Dados representaria um investimento de mil milhões de euros e criaria pelo menos 300 novos postos de emprego, avança o ministro luxemburguês. Schneider aponta ainda que a Google se transformaria de imediato na maior consumidora de energia deste ducado europeu.

Novo Centro de Dados da Google já tem luz verde

A primeira proposta do executivo luxemburguês não teve sucesso perante a recusa de venda de uma pequena parcela na qual constava um terreno agrícola com uma plantação de batatas que era alvo de disputa entre três irmãos devido a uma herança mal resolvida.

Entretanto o executivo já terá contornado esta situação, encontrando alternativas que fossem ao encontro das exigências da Google segundo fontes oficiais do governo luxemburguês.

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

Todos os proprietários já terão assinado uma proposta de venda dos terrenos tendo assim o novo edifício luz verde para se juntar à rede europeia de centros de dados da Google, presentes já na Holanda, Finlândia, Bélgica e Irlanda.

Outros assuntos relevantes:

Apple, o iPhone 8 Plus é o teu melhor smartphone

Nokia 2 chegará acompanhado por mais um smartphone da HMD

As 10 aplicações que deverás instalar no teu Apple iPhone 8!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.