Google celebra parceira que irá finalmente tornar o Chrome OS mais útil

Carlos Oliveira
Comentar

O Chrome OS pode não ser muito popular em Portugal, mas nos EUA é uma das principais apostas para quem procura um computador portátil para funções básicas. Isto porque o sistema operativo funciona muito à base de aplicações web.

Este cenário que afugenta muita gente do sistema operativo está mais próximo se ser colmatado com a recente parceria entre a Google e a Parallels. As empresas irão trabalhar em conjunto para trazer aplicações Windows ao Chrome OS.

Chromebook

A parte menos positiva deste anúncio é que o mesmo só terá efeitos no setor empresarial, pelo menos para já. Mas isto abre a porta para que o mesmo venha a ser replicado para o consumidor comum no futuro.

Aplicações Windows chegarão ao Chrome OS através da virtualização

A Parellels é uma empresa que se dedica ao desenvolvimento de ferramentas para virtualização de aplicações. Ao longo dos últimos anos, ela tem-se focado no Mac, mas agora irá alargar os seus horizontes.

Isto significa que qualquer aplicação Windows poderá correr no Chrome OS precisamente através de ferramentas de virtualização. Não obstante, o anúncio conjunto promete que as aplicações irão correr sem grandes problemas.

Tal como é referido pela Google e a Parallels, isto trará finalmente o Microsoft Office para o Chrome OS. Embora os utilizadores já pudessem usufruir do Google Docs para o mesmo efeito, à muitas empresas, ou mesmo privados, que preferem o software da Microsoft.

Foi anunciado que o suporte a aplicações Windows estará pronto para ser distribuído no outono deste ano. Até lá, mais pormenores sobre o funcionamento de tudo isto serão revelados ao público.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.