Google já está a vender a sua câmara com Inteligência Artificial

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Foi há cerca de três meses que e a tecnológica norte-americana apresentou um gadget extremamente peculiar. Trata-se de uma pequena câmara que está sempre alerta, ou pelo menos sempre que deteta movimento. Está imbuída com o motor de Inteligência Artificial da Google e pode até levantar algumas suspeitas quanto ao seu funcionamento. É um gadget demasiado "smart" para aquilo que estamos habituados.

A ideia que motivou a sua produção e desenvolvimento é simples e um pouco assustadora ao mesmo tempo. A câmara tem uma certa autonomia de bateria e, depois de a pousares numa localização estratégica ela vai decidir quando deve tirar uma foto ou gravar um vídeo.

Vê ainda: Huawei P20. Novas cores e nomes para o topo de gama Android

Será um gadget que permitirá, por exemplo, capturar fotografias dos melhores momentos dos teus filhotes sem teres que estar sempre a pegar na câmara. Em suma, para criar momentos especiais sem ter que estar sempre preocupado em apontar a câmara. Desta forma não terás que te preocupar com o gadget em si.

Agora, esta câmara da Google começou a ser vendida na sua loja oficial- infelizmente não disponível para Portugal. Já nos Estados Unidos da América esta câmara com Inteligência Artificial chegará aos consumidores a partir do mês de março. Os prazos de entrega não são propriamente os mais expeditos.

Google Clips, a câmara com Inteligência Artificial

A câmara em si, a Google Clips é um pequeno gadget (que como o nome sugere tem um Clip de fixação), que pode capturar vídeos e fotografias sem que te tenhas de preocupar com o seu funcionamento. É dotada da Inteligência Artificial da própria Google, conta com 16GB de armazenamento interno e com um campo de visão de 130 graus. Pode gravar vídeo até 15 frames por segundo. Tem uma autonomia para 3 horas de gravação de vídeo contínua.

A Google terá continuado a desenvolver o software desta sua câmara inteligente para que esta seja capaz de reconhecer rostos individuais, iniciar a captura automática de fotos e respeitar a tua privacidade. Segundo a Google, esta sua câmara só envia os ficheiros para o teu smartphone e nada mais! Em suma, os ficheiros (vídeos e fotos) não são carregados para a Internet.

Todavia, o preço da Google Clips ronda os 250 dólares por um gadget que não deixa de ser uma pequena máquina de vigia. Uma câmara inteligente é certo, mas que essencialmente te deixa gravar vídeos de 7 segundos a 15fps. Sem áudio. Além disso, a sua autonomia de bateria de 3 horas de gravação (provavelmente bastante mais em stand-by), não impressiona.

Em suma, este é talvez um dos produtos mais geek que a Google alguma vez concebeu e posso estar errado mas não creio que alguma vez se torne num best-seller.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi Box 4 com Android TV será apresentada na próxima semana

Microsoft Edge chega a Portugal, já disponível para Android e iOS

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.