Gcam: como instalar em qualquer smartphone Android sem Root

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A Gcam ou G cam, abreviatura de Google Camera é uma versão modificada da aplicação (app) encontrada nos smartphones da linha Pixel. Por norma consegue melhorar significativamente a qualidade fotográfica dos smartphones Xiaomi, Huawei e não só.

A premissa é simples. A Gcam tem um excelente processamento da imagem, destacando-se o modo HDR, modo noturno e retrato que tiram mais proveito do hardware existente. Pode ser instalada sem root em qualquer smartphone Android.

Quais os smartphones onde consegues instalar Gcam apk sem root

Até ao momento não tive problemas ao instalar a Google Câmara no Huawei P30, Xiaomi Mi Mix 2S, Mi Mix 3 e OnePlus 6T. Ou seja, isto indica que na maior parte dos smartphones funcionará sem problema e a lista continua a aumentar.

Atualmente a G cam está disponível para vários modelos da ASUS, Essential, Google, HTC, Huawei, LeEco, Lenovo, LG, Motorola, Nokia, OnePlus, Razer, Samsung, Sony, Xiaomi e ZTE.

Para instalar a aplicação oficial, tal como esta é desenvolvida pela Google e está listada na Play Store, terás de ter o teu smartphone Android com root. Isto é, com permissões de raiz e acesso aos ficheiros de sistema.

Felizmente para quem não quer "rootear" o seu terminal, há outras opções viáveis e relativamente simples que aqui damos a conhecer.

Como instalar a Gcam no teu smartphone Android

Google Câmara exemplos

Para além da breve explicação tens aqui um rápido vídeo tutorial de como o fazer. É simples, presumindo que consegues instalar a versão correta à primeira.

Todas as funcionalidades funcionam perfeitamente, porém, lembra-te que as versões mais recentes apresentam, por norma, mais bugs do que as iterações mais antigas e estáveis.

O programador refere ainda que se sentires problemas com a mais recente versão é aconselhável instalar outra mais antiga. Como podes ver no vídeo a câmara fechou abruptamente duas vezes. Isto significa que existe algum erro ainda não corrigido.

Neste ponto terás que testar e observar o comportamento de diferentes versões até encontrar a mais estável.

  • Começa por passar neste link com as versões mais universais da Gcam
  • Escolhe a versão adequada com base na versão do sistema operativo do teu equipamento
  • Após o download, abre o pacote e instala a Gcam APK
  • Abre a aplicação e experimenta todas as funções para confirmar que existem bugs.

Atenção: No vídeo vais ver uma "pequena pausa de imagem" no segundo 22 para segurança do utilizador. O processo é simples, clica na notificação de download efetuado e segue estes passos (no vídeo).

O que é a Gcam?

É uma forma fácil e comprovada em Portugal e no Brasil de melhorar as fotos do teu telemóvel. É muito eficaz nos smartphones Xiaomi Mi 8 Lite, Mi A2, Mi A3, Mi Play, ou nos modelos mais recentes e de outras marcas como a Huawei

Vale referir que esta não é a típica aplicação que encontrarás na Play Store. Não existe uma uniformidade entre as versões da Gcam disponíveis, com algumas funções não presentes em todos e a modificação feita por programadores independentes.

Com a Gcam APK, o ficheiro que permite a instalação da Google Camera é possível ter esta aplicação de câmara fotográfica em smartphones sem root ou "não Google". São versões muito similares e otimizadas para cada modelo de smartphone.

É aqui que entra o trabalho dos programadores independentes. Partindo da Google Camera, fazem a sua portabilidade para vários Xiaomi, Huawei e outros dispositivos Android sem necessitar de root para ser instalada e funcionar corretamente.

A versão mais recente é a Gcam 7.3

Gcam
A versão mais recente da Gcam para Android é a 7.3

Funções e recursos:
- Astrofotografia integrada no modo Night Sight
- Nova organização das configurações na UI
- Gravação de vídeo a 24 fps (mais cinemático)
- Tocar e manter a pressão no atalho de obturador para captar uma melhor foto
- Modo Não Perturbar (DND) na gravação de vídeo
- Controlo de exposição para ajuste de brilho e intervalo dinâmico (HDR) na fotografia.

Vale referir que nem todas as versões funcionam em todos os equipamentos. Isto é, existem várias versões da aplicação Google Camera que são gradualmente adaptadas (portadas) para vários smartphones Android pelos programadores.

Assim e a título de exemplo, no Xiaomi Mi Mix 2S a versão não é a mesma do Huawei P30 Pro. As versões disponíveis variam e a única forma de ter sempre a versão mais recente é ir verificando periodicamente o repositório das mesmas.

Atualmente a versão mais recente é a Google Camera 7.X, para o sistema Android 10. Para o Android 9 está disponível a versão 6.2 e 6.3, com versões anteriores disponíveis neste repositório que poderás consultar a qualquer momento.

Faz download e instala a Google Camera 7.3 no teu Android!

O programador parrot043 traz-nos a versão mais recente da Gcam para Android sem root, com melhorias a chegarem constantemente. A nova versão é estável, mas não funcionará em telemóveis com Android 8.0, ou anterior.

Download da Gcam 7.3.apk

Feito o download, abre o arquivo e segue as instruções apresentadas no ecrã para instalar a nova Gcam estável.

O programador aponta como smartphones compatíveis os OnePlus 7 e 7 Pro, OnePlus 7T e 7T Pro, Pocophone F1, Redmi Note 8, Redmi Note 7 e 7 Pro, Xiaomi Mi 9T e Mi 9T Pro, Samsung Galaxy S10e, S10, S10+, Note 10 e Note 10+.

Experimenta e compara os resultados da Gcam no teu Xiaomi, Huawei e outros

Nem sempre a Câmara Google é perfeita para o teu smartphone. Por exemplo, por muito que goste mais do design da Gcam do que a da Huawei, a versatilidade do modo manual do Huawei P30 Pro conquistam-me.

Neste caso prefiro a câmara da Huawei à Gcam, mas tira fotografias com ambas e compara a diferença. Sobretudo para alguns Xiaomi que não sejam modelos de topo, a esta APK fará toda a diferença!

Aproveita também paraficar a conhecer os melhores telemóveis para entusiastas da fotografia. Vê também os 10 melhores smartphones Xiaomi que vais querer comprar!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.