Google Câmara: como instalar a Gcam em qualquer smartphone Android sem Root

Filipe Alves

A aplicação de câmara da Google é uma das mais conhecidas no mundo tecnológico por boas razões. A Google Câmara, como é conhecida na Play Store, (ou também Gcam) trabalha-te o software como nenhuma outra.

Porém, a instalação nem sempre é simples. Para instalar a aplicação mesmo da Google terás de ter o smartphone Android com root, porém, há sempre uma forma de dar a volta à coisas. Por isso é que adoro o sistema Android.

Esta APK da Gcam é basicamente o mesmo da câmara da Google, porém, desenvolvida por outro desenvolvedor que replicou o código e tirou as linhas que o proíbem a instalação em smartphones sem root ou "não Google". Ou seja, é exatamente a mesma coisa.

Quais os smartphones que consegues instalar esta Google Câmara

Até ao momento não tive problemas de instalar a Google Câmara no Huawei P30, Xiaomi Mi Mix 2S, Mi Mix 3 e OnePlus 6T. Ou seja, isto indica-me que a maior parte dos smartphones funcionará sem problema.

Google Câmara exemplos

Todavia, nem todas as versões funcionam em todos os equipamentos. Por exemplo, no Xiaomi Mi Mix 2S a versão não é a mesma do Huawei P30 Pro. O Huawei P30 Pro consegue ter a última versão, no Xiaomi Mi Mix 2S já consegue a penúltima. Isto é, é uma questão de tentares qual a versão que vai funcionar no teu smartphone.

Como instalar a Google Câmara no teu smartphone Android

Para além de uma breve explicação tens aqui um rápido vídeo tutorial de como o fazer. É simples e rápido presumindo que consegues instalar a versão correta à primeira. Todas as funcionalidades funcionam perfeitamente, porém, lembra-te que as últimas versões apresentam sempre mais bugs que as versões mais antigas e estáveis.

O desenvolvedor refere ainda que se sentires problemas com a mais recente versão para instalares uma mais antiga. Como podes ver no vídeo a câmara foi abaixo duas vezes, isto significa que existe algum erro que não foi corrigido. O correto a fazer será encontrar uma versão estável. No teu smartphone será exatamente a mesma coisa. Ir tentando.

  • Primeiramente passa neste link
  • Escolhe a versão mais indicada para o teu smartphone
  • Instala a APK no teu equipamento
  • Abre a aplicação e vai experimentando e confirma que não tem bugs.

Atenção: No vídeo vais ver uma "pequena pausa de imagem" no segundo 22 para segurança do utilizador. O processo é simples, acredita em mim. Clica na notificação de download efetuado e segue os passos.

Vai experimentando e comparando

Nem sempre a Câmara Google é perfeita para o teu smartphone. Por exemplo, por muito que goste mais do design da Gcam do que a da Huawei, a versatilidade do modo manual do Huawei P30 Pro conquistam-me. Assim sendo, neste caso prefiro a câmara da Huawei em vez da Google Câmara. Mas tira fotografias com ambas e compara a diferença.

Conhece os melhores telemóveis para os amantes de fotografia

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.