Google Câmara (GCam): nova atualização vai ajudar-te a poupar espaço!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Google Câmara (GCam) recebeu agora uma nova atualização para a sua versão 8.1, trazendo uma nova funcionalidade que poderá ser extremamente útil para muitos utilizadores. O novo modo "Storage saver" tem como principal objetivo auxiliar os utilizadores a poupar o máximo de armazenamento possível no smartphone, sempre que seja preciso.

Esta nova implementação poderá tornar-se ainda mais importante a partir de junho de 2021, visto que o Google Fotos deixará de oferecer armazenamento ilimitado. Com estas alterações, muitos utilizadores poderão voltar a preferir guardar as suas fotografias e vídeos apenas no smartphone.

Como vai funcionar o modo "Storage saver" na Google Câmara

Em primeiro lugar, é importante realçar que esta nova funcionalidade pode ser configurada para que fique ativa apenas quando a memória interna do smartphone baixa de 1GB.

Basicamente, ao ativares esta nova funcionalidade, darás autorização à Google Câmara para reduzir consideravelmente a resolução das tuas fotos e vídeos, para que ocupem o mínimo espaço possível no smartphone.

Como podes ver na imagem em cima, vais poder aceder a esta funcionalidade seguindo o caminho "definiçõesarmazenamento do dispositivo storage saver".

Entre as várias alterações que passarão a ser feitas automáticas pela aplicação, estão:

  • Fotos serão apenas guardadas como JPEG (formato RAW deixa de ser usado)
  • Vídeos serão armazenados em H.265/HEVC
  • Imagens "vivas" serão guardadas como fotos tradicionais
  • Fotografias serão guardadas com resolução média
  • Dados de profundidade das imagens não serão guardados
  • Resolução dos vídeos ficará limitada a Full HD (1080p)
  • Frames por segundo dos vídeos ficará limitado a 30fps

Também nas opções de "armazenamento do dispositivo" vais encontrar logo bem visível informação sobre o estado do teu smartphone. No topo do ecrã é apresentado um gráfico onde é indicado quanto espaço tens disponível no smartphone e a quantas fotos/vídeos corresponde.

Por fim, ainda nesta secção, vais poder tirar proveito do atalho para a aplicação Files by Google que, te ajuda a libertar espaço no teu smartphone.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Plex: este é o novo 'banco digital' que vem rivalizar com o Revolut
  • Colunas Google Nest com grande promoção de Black Friday (unidades limitadas)
  • Google Fit muda de ‘cara’ no teu Android e smartwatch Wear OS
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.