Google Câmara (GCam): desejada funcionalidade para gravação de vídeo a caminho!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Desde o lançamento dos seus primeiros smartphones Google Pixel que a fabricante surpreende com as suas inovações no segmento de processamento de imagem. Apesar de apresentarem câmaras teoricamente "inferiores", os vários smartphones da Google conseguiram sempre apresentar resultados fotográficos impressionantes.

No entanto, a fabricante continua a não demonstrar grande interesse na melhoria das suas capacidades de gravação de vídeo. No entanto, isso poderá mudar já com a chegada do novo Google Pixel 4a, que poderá suportar gravação de vídeo 4K a 60fps.

Google Câmara (GCam) vai finalmente suportar gravação de vídeo em 4K a 60fps

De acordo com as mais recentes informações publicadas pela equipa do XDA Developers, a versão 7.4 da aplicação Google Câmara (ainda não oficial) tem várias linhas de código que apontam para a chegada da desejada funcionalidade.

Esta APK foi adquirida través do YouTuber espanhol responsável pela maior leak do Pixel 4a. Em várias linhas de código é possível encontrar referência ao modo "camcorder.4k60fps", não deixando grandes dúvidas quanto à sua implementação.

No entanto, não foi ainda possível ver este modo em ação. Fica ainda por confirmar se, irá chegar para todos os Google Pixel, ou se será exclusivo do Pixel 4a que será apresentado em breve.

Google Pixel 4a poderá revolucionar a gravação de vídeo nos smartphones da marca

Ainda que não tenha sido confirmado oficialmente, tudo indica que esta funcionalidade poderá chegar como exclusivo do Google Pixel 4a.

O principal motivo apontado pela Google para a ausência desta funcionalidade é que apenas uma minoria dos utilizadores gravam vídeo em 4K. No entanto, um motivo mais concreto acabou por ser revelado por Mishaal Rahman, confirmando que o Pixel 4 não tinha banda suficiente para coletar informação das duas câmaras em simultâneo utilizando esse modo.

A solução para esta limitação do smartphone parecia ser bastante simples, bastando limitar o modo a uma das suas câmaras, em vez de utilizar ambos os sensores. Esse parece ser um dos principais indicadores de que esta funcionalidade poderá ser exclusiva do Pixel 4a.

Visto que o smartphone irá chegar ao mercado equipado com uma única câmara traseira, as limitações de banda não serão um problema. Assim sendo, o novo smartphone não deverá ter nenhum problema em conseguir "aguentar" a gravação com uma resolução 4K a 60fps.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Pixel têm uma função de "copy paste" que todos os Android deviam ter!
  • Coronavírus: Google remove app suspeita de espionagem
  • Google Pixel 4a. Este pode ser o preço do smartphone
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.