A Google continua a lançar melhorias nas suas várias aplicações, desde o Fotos até às Mensagens. Além disso, nos últimos dias, também lançou uma atualização importante no Calendário, conforme é possível constatar no blog oficial da gigante tecnológica. Assim sendo, há mudança na forma como os calendários secundários são geridos.
Antes, era comum criar um calendário secundário e acabar por se esquecer dele quando o projeto terminava. Com a atualização, todos os calendários secundários aparecem de forma consistente na lista de calendários dentro das definições do Google Calendário. Isto garante acesso direto para gerir permissões, configurações e o ciclo de vida de cada calendário.
A atualização vem complementar uma alteração introduzida há poucos meses, que estabeleceu um modelo de propriedade dedicado, assegurando que cada calendário secundário tem um único responsável pelas permissões e gestão.
Afinal, o que muda?
Passa a ser possível:
- Destacar calendários secundários na vista principal ou mantê-los ocultos;
- Eliminar permanentemente calendários;
- Transferir a propriedade para outra pessoa, mantendo o calendário ativo para o resto da equipa.
A Google recomenda limitar a propriedade a um máximo de 100 calendários por utilizador. Para quem exceda este número, os calendários adicionais serão gradualmente reintroduzidos na lista de forma controlada.
A atualização já começou a ser disponibilizada de forma gradual para os utilizadores. A previsão da Google é que chegue a todos até meados de fevereiro. Aplica-se a todos os utilizadores do Google Workspace, bem como a contas pessoais do Google.