Esta é a resposta da Google à multa de 5 mil milhões de dólares aplicada pela União Europeia. Nas próximas semanas vai chegar uma atualização à Google Play, e vem com novidades. Aí, os utilizadores europeus terão sugestões de motores de pesquisa e browsers que também podem instalar.
Vais notá-lo assim que o teu dispositivo receba essa atualização e abras a Google Play. Aí, vais ver outros quatro browsers e motores de pesquisa sugeridos pela gigante de Mountain View. Além disso, vais ter acesso a um ecrã que te vai ajudar a configurar a app e a colocá-la como padrão no teu Android.
Depois da multa aplicada pelos regulamentos da União Europeia, este era um movimento esperado. Como podemos ver nas imagens disponibilizadas pela Google, tanto o Chrome como o motor de pesquisa vão continuar presos ao teu Android. Ou seja, continuas a não poder desinstalá-los.
A mudança não satisfaz as entidades envolvidas no processo contra a Google
A Google promete apresentar estes novos ecrãs a atuais e futuros utilizadores do Android. A gigante de Mountain View compromete-se a fazer “evoluir a implementação com o tempo”. Ainda assim, as entidades responsáveis pelo processo de queixa contra a Google não estão satisfeitas.
A FairSearch esteve envolvida em todo o processo e afirma que esta mudança é “inteiramente inefetiva”. Ou seja, a escolha que a Google fez não resolve o problema central. Isto porque as suas apps vão continuar por defeito nos dispositivos Android.
Resta saber até quando a Google vai conseguir levar a sua avante. A União Europeia não está para brincadeiras com a gigante de Mountain View, e esta medida parece não agradar a várias entidades envolvidas. Mais cedo ou mais tarde poderemos ver o Chrome e o Google como opção e não como obrigação no Android.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Chrome: Modo de Leitura está a chegar à versão desktop
- Spotify atinge nova marca impressionante no Android
- Contactos Google recebe melhorias para o Dark Mode! Atualiza aqui - APK
Fonte