Google baixa de 30% para 15% as comissões da Play Store

Rui Bacelar
Comentar

A Google deu a conhecer a sua intenção de baixar as comissões praticadas globalmente na sua Play Store, a principal loja de apps, jogos e demais conteúdos para Android. A Apple adotou uma medida similar na sua App Store no final de 2020.

Estamos perante uma redução para 15% face aos 30% atualmente em vigor. A medida entre em vigor a partir do dia 1 de julho de 2021 sempre que um programador venda produtos ou serviços digitais através da Google Play Store, com algumas condições.

Google cortará para metade a taxa aplicada aos programadores

Google Play Store

Mais concretamente, a redução aplica-se a programadores que vendam produtos ou serviços digitais. Instância em que a comissão aplicada baixa para 15% para o primeiro milhão (USD) de receitas que cada programador ganha a cada ano.

A responsável pelo Android almeja aliviar a taxa aplicada a cerca de 99% dos programadores a nível global que vende produtos e serviços digitais através do Play. Para esta maioria, fruto da mudança terão uma redução de 50% nas taxas da Play Store.

De acordo com a Google, a mudança libertará fundos que podem ajudar os programadores a escalar o seu negócio. Seja através da contratação de novos engenheiros, reforçar a capacidade dos servidores, etc.

Para a gigante de Mountain View, esta é uma hipótese de fomentar a criação de ainda mais conteúdo para Android.

Redução de 50% nas taxas aplicadas pela Google Play Store

Google Play Store

Ainda de acordo com a Google, apesar de este tipo de investimentos ser mais crítico quando os programadores estão nas fases iniciais de crescimento, o processo de dimensionamento de uma aplicação não para quando o parceiro atinge $1M em receitas.

A tecnológica reconhece que existem parceiros que fazem $2M, $5M e mesmo $10M por ano e que os seus serviços ainda estão a caminho de um órbita de auto-sustentabilidade.

Para a gigante norte-americana, é exatamente essa a motivação para a redução da taxa da Play Store. Para que mais programadores consigam fazer crescer as suas empresas. Para ser possível ter mais empresas de sucesso junto da comunidade Android.

"É por isso que estamos a disponibilizar uma taxa reduzida para o primeiro $1 milhão de receita total obtida a cada ano para todos os programadores da Google Play. Isto independentemente do tamanho. Acreditamos que esta é uma abordagem justa que se alinha com a missão mais ampla da Google de ajudar todos os programadores a terem sucesso. Estamos ansiosos para partilhar todos estes detalhes ao longo dos próximos meses", aponta a Google em comunicado à imprensa.

A Apple reduziu a sua comissão para 15% para os pequenos programadores em 2020

Apple App Store

A 18 de novembro de 2020 a Apple anunciou uma medida similar, operando uma redução das taxas da App Store. Desde então já em vigor, a mudança aplica-se aos programadores que faturaram menos de 1 milhão de dólares, durante o ano.

Só os programadores que se enquadram neste grupo podem beneficiar do desconto de 50%. Em síntese, temos agora um cenário idêntico a ser anunciado pela Google, aliviando também as taxas impostas aos programadores Android.

É importante notar que este patamar (1 milhão de dólares em receitas) é calculado após cobradas as devidas comissões, de acordo com a fórmula de cálculo da Apple. Para os criadores de apps e jogos para a Play Store, o cálculo será efetuado pela Google.

As novas taxas da Play Store entram em vigor a 1 de julho de 2021.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.