Google ataca Apps "duvidosas" que ofereciam empréstimos Play Store

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

A Google é uma das empresas que mais combateu, ao longo dos anos, empresas que oferecem "empréstimos rápidos" com juros extremamente altos. Este tipo de empresas, ainda que legais, acabam muitas vezes por colocar os utilizadores em situações muito complicadas, explorando muitas vezes situações de desespero.

Agora, a empresa decidiu levar os seus "ataques" para a sua loja de aplicações. Recentemente, várias aplicações de empréstimos foram banidas da Play Store. Basicamente, todas as Apps que ofereciam empréstimos pessoais com juros acima dos 36%, passaram a não ser permitidas na loja de aplicações do Android.

Até agora, a Apple não tem nenhuma medida semelhante na App Store. No entanto, um representante da fabricante informou o The Wall Street Journal que, estão constantemente a monitorizar potenciais riscos para com os seus utilizadores. Por isso, não seria de estranhar se em breve implementassem medidas semelhantes.

Empresas afetadas pelas medidas da Google estão indignadas

Como seria de esperar, as empresas afetadas por estas novas medidas ficaram extremamente indignadas com a situação. A CEO da 'Online Lenders Alliance' afirmou que, as práticas destas empresas são permitidas e que estas ações vão prejudicar empresas legítimas, assim como utilizadores que procuram empréstimos legais.

Parece pouco provável que muitos utilizadores irão realmente sentir a falta destas Apps na Google Play Store, especialmente considerando que este tipo de serviços está prontamente disponível em tantos outros meios.

No entanto, ainda que sejam práticas legais, não parece existir dúvida de que empréstimos com taxas de juros de 36% são um "buraco negro" para os utilizadores.

Este tipo de empresas acabam por aproveitar-se do desespero dos utilizadores e é isso mesmo que a Google continua a combater. Muito provavelmente estas Apps não irão voltar a ser publicadas, a menos que as empresas decidam baixar as taxas praticadas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Lens atinge 50 milhões de downloads na Play Store após 16 meses
  • 7 jogos grátis cheios de acção na Google Play Store
  • Apps de 'stalking' aumentam presença na Google Play Store em 373%
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.