Google Assistant tem agora uma voz muito mais natural graças à WaveNet

Rui Bacelar
Google Assistant WaveNet voz
O Google Assistant terá agora uma voz bem mais natural graças ao contributo da WaveNet

Quando a tecnológica Google adquiriu a empresa inglesa de inteligência artificial, a DeepMind que em 2014 não passava de uma simples startup ninguém parecia conseguir explicar o interesse de uma empresa como a Google em algo tão pequeno como esta startup mas agora a sua influência já se faz notar na voz da Google Assistant graças a um pequeno "truque" de magia chamado WaveNet.

Vê ainda: Android Oreo – Quando é que o meu topo de gama o receberá?

A DeepMind era uma pequena empresa muito discreta e sem qualquer produto voltado para o consumidor final mas sem dúvida que tinha algo capaz de despertar o interesse da gigante de Mountain View. Agora, a DeepMind faz parte da estrutra Alphabet, o conglomerado de empresas do qual até a Google faz parte.

Um dos mais recentes projectos elaborados pela DeepMind chama-se WaveNet e consiste numa densa rede neural para criar uma reprodução de voz que pareça menos artificial e apresente um tom mais...natural se possível.

Em seguida podes ouvir a voz da Google Assistant, sem o WaveNet:

Com o WaveNet:

A voz em masculino também apresenta melhorias notórias ora oiçam o antes:

E agora já com o a "magia" da WaveNet:

Esta tecnologia foi apresentada no ano passado e desde então tem estado em maturação e aprendizagem para que se torne bem mais natural do que o mecanismo de reprodução de voz com base em gravações prévias de atores.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Passem na fonte do artigo e podem encontrar ainda mais exemplos e ouvir as diferenças bem notórias.

Outros assuntos relevantes:

ASUS ZenFone 4 Max ZC520KL e ZC554K já chegaram às lojas

Motorola Moto Z Play com Android Oreo através da ROM XPerience

Android Nougat 7.1.1 chega agora a todos estes Sony Xperia Z5 e não só!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).