Será que o Google Assistant vai chegar ao teu smartphone?

Pedro Ramos
Pedro Ramos
Tempo de leitura: 3 min.

Hoje em dia contam-sem pelos dedos as pessoas que não têm um smartphone. O passado ano de 2016 foi bastante interessante no ramo tecnológico, ano este que ficou marcado pela chegada da ideologia modular aos smartphones para além da inteligência artificial.

Bem, já há muito tempo que se fala e investe nas assistentes virtuais para smartphone, tablet e outros gadgets. Porém, até há bem pouco tempo nenhuma delas tinha qualidade suficiente para ser utilizada de forma funcional.

Para o teu smartphone temos boas notícias. A Google está a revolucionar esta área desde que apresentou o Google Assistant, assistente este que tem a capacidade de aprender contigo. O teu smartphone e respetivo assistente virtual poderá aprender contigo e consegue também manter uma conversa fluída sem que tenhas que estar sempre a repetir a mesma coisa.

Mas nem tudo é perfeito e a menos que tenhas um Google Pixel ou Pixel XL, não tens neste momento acesso total ao Google Assistant. Em boa verdade o único gostinho que lhe podes tomar é na aplicação de comunicação, Google Allo. Tudo isso poderá estar prestes a mudar.

O futuro do teu smartphone

Digo isto porque alguns beta testers da aplicação da Google receberam inesperadamente o Google Assistant no respetivo smartphone.

Contudo, isto não quer dizer que seja garantido que o Assistant seja disponibilizado globalmente. Em suma, não podemos esperar que todos os nossos smartphones, nem mesmo todos os mais recentes recebam esta grande mais-valia.

E porquê? Bom, na pior das hipóteses tudo isto poderá não ter passado de um "simples" erro por parte dos desenvolvedores da aplicação, no entanto, deixa-nos com um pouco de esperança.

Vê ainda: ASUS Zenfone, LG G6 e LG Watch – Tech Recap #4

Esta nova atualização trouxe consigo também a possibilidade de efetuar pagamentos no smartphone e receber informações de entregas através do assistente da Google. Vimos até uma página de pesquisas recentes e um modo lite, também adicionados a esta nova versão.

Privacidade vs Funcionalidade acrescida no Smartphone

As novidades não ficaram por aqui e também existem evidências de que um modo de pesquisa offline poderá estar também para breve. Ou seja, caso percas ligação à internet, os primeiros resultados da tua pesquisa já estarão guardados no smartphone.

Com este lançamento a Google veio trazer à tona algo que estava adormecido já à algum tempo. Exemplo disso são as mais variadas assistentes virtuais que chegarão depois do lançamento do Google Assistant.

Tendo sido avançado que a Samsung poderá apresentar também a sua própria assistente virtual já quando o Galaxy S8 for apresentado, mas a ver vamos.

Quase que podemos falar em teorias da conspiração, até porque estas abundam acerca deste tipo de funcionalidades. Desde que alguns utilizadores se preocupam bastante com aquilo que a Google poderá saber sobre eles.

Contudo, para desilusão de todos eles, caso tenhas uma simples conta Google ativada no teu smartphone, a empresa de Silicon Valley já sabe tudo aquilo que precisa acerca de ti.

E tu, estás disposto a abrir mão da tua privacidade, seja no smartphone ou em qualquer outro meio? Tudo isto para que, em contrapartida, tenhas uma melhor experiência de utilização? Deixa a tua opinião nos comentários.

Outros assuntos relevantes:

Tbee Box – A tão aguardada box afinal trata-se de uma grande vergonha

Motorola Moto G4 Plus vs Asus Zenfone 3 Max

Autonomia do Samsung Galaxy S7 e S7 edge pioram com Android Nougat