Google Assistant "Go" está a chegar à Google Play Store do Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

Agora que a aqui demos a conhecer, na 4gnews.

Trata-se de uma aplicação mais leve do que a Google Assistant que já está disponível para praticamente todos os dispositivos mais atuais. Agora, mais uma parte integrante deste sistema operativo ficará disponível para os equipamentos lançados ao abrigo da plataforma "Android Go".

Vê ainda: d

Infelizmente ainda não temos nenhum smartphone com Android Go para podermos experimentar esta Google Assistant Go. Teremos que esperar e neste caso confiar na palavra da publicação The Android Soul. Segundo esta fonte a nova aplicação começou hoje a chegar à loja de conteúdos deste sistema operativo.

Com base na descrição da mesma na Google Play Store, algumas das funcionalidades da assistente virtual da tecnológica norte-americana foram convertidas em simples lembretes. Isto, claro, para poderem compactar e reduzir o tamanho e requisitos mínimos para que a aplicação corra até mesmo nos equipamentos mais modestos.

Google Assistant Go chega à Play Store do Android

Na versão "Lite" da Google Assistant os utilizadores poderão controlar os seus dispositivos smart home que estejam configurados. Poderão executar todo o tipo de pesquisas através da assistente virtual mas algumas ações não estarão disponíveis. Mais uma vez, o sufixo "Go" representa a versão "leve" da aplicação convencional. Como tal, alguns sacrifícios teriam que ser feitos.

Provavelmente não teremos também uma forma de utilizar alguns comandos de mãos-livres nos dispositivos Android Go. Algo que pode ser aferido através da descrição da nova aplicação na loja oficial. É dito expressamente que, para ativar a assistente virtual, os utilizadores necessitam de pressionar o ícone da aplicação Assistant.

Tal decisão não é surpreendente uma vez que os dispositivos Android Go serão extremamente económicos e o seu hardware pode não ser o suficiente para lidar com os comandos de voz como o "Ok Google".

Infelizmente, caso queiras utilizar esta aplicação necessitas de um dispositivo Android Go. A aplicação só aparecerá como "Disponível" para dispositivos lançados ao abrigo desta plataforma.

Assuntos relevantes na 4gnews:

entrará de forma oficial em novo país da Europa

Criptomoedas: Quem são os utilizadores em Portugal? (Questionário)

e é alma do novo smartphone Sharp S3

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.