Google Assistant "Go" está a chegar à Google Play Store do Android

Rui Bacelar
Google Assistant Go Google Play Store Android
Trata-se de uma versão "Lite" da assistente virtual da marca para a plataforma "Go"

Agora que a aplicação Google Assistant começa a chegar à Google Play Store do Android como aplicação independente, não deixa de fazer sentido que a sua versão "Lite" siga o mesmo rumo. Refiro-me à versão "Go", a plataforma otimizada para dispositivos com recursos limitados que já aqui demos a conhecer, na 4gnews.

Trata-se de uma aplicação mais leve do que a Google Assistant que já está disponível para praticamente todos os dispositivos mais atuais. Agora, mais uma parte integrante deste sistema operativo ficará disponível para os equipamentos lançados ao abrigo da plataforma "Android Go".

Vê ainda: 16 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Infelizmente ainda não temos nenhum smartphone com Android Go para podermos experimentar esta Google Assistant Go. Teremos que esperar e neste caso confiar na palavra da publicação The Android Soul. Segundo esta fonte a nova aplicação começou hoje a chegar à loja de conteúdos deste sistema operativo.

Com base na descrição da mesma na Google Play Store, algumas das funcionalidades da assistente virtual da tecnológica norte-americana foram convertidas em simples lembretes. Isto, claro, para poderem compactar e reduzir o tamanho e requisitos mínimos para que a aplicação corra até mesmo nos equipamentos mais modestos.

Google Assistant Go chega à Play Store do Android

Na versão "Lite" da Google Assistant os utilizadores poderão controlar os seus dispositivos smart home que estejam configurados. Poderão executar todo o tipo de pesquisas através da assistente virtual mas algumas ações não estarão disponíveis. Mais uma vez, o sufixo "Go" representa a versão "leve" da aplicação convencional. Como tal, alguns sacrifícios teriam que ser feitos.

Provavelmente não teremos também uma forma de utilizar alguns comandos de mãos-livres nos dispositivos Android Go. Algo que pode ser aferido através da descrição da nova aplicação na loja oficial. É dito expressamente que, para ativar a assistente virtual, os utilizadores necessitam de pressionar o ícone da aplicação Assistant.

Tal decisão não é surpreendente uma vez que os dispositivos Android Go serão extremamente económicos e o seu hardware pode não ser o suficiente para lidar com os comandos de voz como o "Ok Google".

Infelizmente, caso queiras utilizar esta aplicação necessitas de um dispositivo Android Go. A aplicação só aparecerá como "Disponível" para dispositivos lançados ao abrigo desta plataforma.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi entrará de forma oficial em novo país da Europa

Criptomoedas: Quem são os utilizadores em Portugal? (Questionário)

Android One da Google é alma do novo smartphone Sharp S3

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).