Google Assistant "empresta" a sua Inteligência Artificial ao novo Gmail

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

As atualizações do novo Gmail começam agora a chegar a mais utilizadores um pouco por todo o mundo. Depois de na semana passada termos Snooze e uma grande aposta na produtividade. Para além disso, em todo o look da vista Web do novo Gmail predomina o branco. Não o vazio mas sim o minimalismo.

Vê ainda: e

Todavia, uma das mais peculiares e importantes novidades é a introdução da Inteligência Artificial da Google Assistant no Gmail. Sim, é o "motor" de machine learning da assistente virtual que efetua os scans e vistorias automatizadas à tua caixa de correio.

Com efeito, esta Inteligência Artificial da Google Assistant é programada para analisar as mensagens do utilizador. Para te dar alertas inteligentes e lembretes. Para definir quais as notificações de elevada prioridade e até mesmo para criar pequenas respostas inteligente e automáticas.

Inteligência Artificial da Google Assistant no novo Gmail

A tecnológica norte-americana começou a implementar estas novidades na passada quarta-feira. Note-se que a lista de melhorias inclui também as respectivas aplicações móveis para as Android e iOS. Estas últimas com um grande foco na uniformização ao passo que a versão Web apostou no novo look e uma forte aposta na produtividade. Com efeito, o novo Gmail inclui agora as respostas inteligentes para a versão Web do Gmail. Além disso temos também a opção de definir notificações de alta prioridade para a aplicação móvel Android e iOS.

Com efeito, é também graças à Inteligência Artificial da Google Assistant é feita a gestão automática dos emails mais importantes. Isto com base nos teus hábitos de utilização do serviço de correio eletrónico.

Mais ainda, o novo Gmail passará a enviar lembretes aos utilizadores para que estes respondam a certas mensagens. Isto se a App detetar que o email não foi visto ou respondido durante um certo período de tempo. Esta funcionalidade aplica-se aos emails de alta-prioridade, mais uma vez, com base nos teus padrões de utilização.

Inteligência Artificial da Google Assistant para reforçar a segurança do Gmail

Ora, ao isto pode levantar algumas preocupações com a privacidade do utilizador. Consequentemente a Google deixará o utilizador desativar a opção de scan dos emails, tornando-a assim numa função opcional.

Mais ainda, a tecnológica norte-americana garante que não utilizará essa informação para fins publicitários - para te sugerir publicidade com base nos teus padrões de uso. Ainda assim, não sabemos durante quanto tempo é que a empresa manterá os resultados dos scans nos seus servidores.

Note-se que o propósito dos scans automáticos do email será melhorar a experiência de utilização e a segurança dos utilizadores. Pelo menos assim o diz a própria Google. Ainda assim, cumpre mencionar que teremos o poder de desativar grande parte destas funções previamente citadas. Em suma, com a excepção das funcionalidades de segurança tudo o resto ficará ao critério dos utilizadores.

Em última análise, a tecnológica tem utilizado o seu machine learning, a sua Inteligência Artificial para ajudar a prevenir ataques de phishing. Já é capaz de prevenir várias ameaças e de fazer um scan nos arquivos e anexos enviados por correio eletrónico.

Agora, no novo Gmail estas verificações de segurança estarão ainda mais eficazes e temos que agradecer à Google Assistant e a toda a sua Inteligência artificial.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d de gama média?

e

TechUntalked 6: Fica a saber tudo sobre armazenamento e ”cloud services”

Fonte |

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.