Google Assistant "empresta" a sua Inteligência Artificial ao novo Gmail

Rui Bacelar
29 Abril, 2018
Gmail Google Android Oreo novo Gmail Inteligência Artificial
O serviço de correio eletrónico da tecnológica norte-americana é utilizado por milhões de pessoas diariamente

As atualizações do novo Gmail começam agora a chegar a mais utilizadores um pouco por todo o mundo. Depois de na semana passada termos aqui anunciado o início da sua distribuição, vemos agora a Inteligência Artificial da Google Assistant a entrar em ação.

A grande atualização do novo Gmail trouxe várias novidades, desde o Modo Confidencial, o Snooze e uma grande aposta na produtividade. Para além disso, em todo o look da vista Web do novo Gmail predomina o branco. Não o vazio mas sim o minimalismo.

Vê ainda: Como saber se o teu smartphone Android foi certificado pela Google

Todavia, uma das mais peculiares e importantes novidades é a introdução da Inteligência Artificial da Google Assistant no Gmail. Sim, é o "motor" de machine learning da assistente virtual que efetua os scans e vistorias automatizadas à tua caixa de correio.

Com efeito, esta Inteligência Artificial da Google Assistant é programada para analisar as mensagens do utilizador. Para te dar alertas inteligentes e lembretes. Para definir quais as notificações de elevada prioridade e até mesmo para criar pequenas respostas inteligente e automáticas.

Inteligência Artificial da Google Assistant no novo Gmail

A tecnológica norte-americana começou a implementar estas novidades na passada quarta-feira. Note-se que a lista de melhorias inclui também as respectivas aplicações móveis para as plataformas Android e iOS. Estas últimas com um grande foco na uniformização ao passo que a versão Web apostou no novo look e uma forte aposta na produtividade. Com efeito, o novo Gmail inclui agora as respostas inteligentes para a versão Web do Gmail. Além disso temos também a opção de definir notificações de alta prioridade para a aplicação móvel Android e iOS.

A Inteligência Artificial da Google Assistant, agora ao teu dispor na caixa de correio eletrónico.

Com efeito, é também graças à Inteligência Artificial da Google Assistant é feita a gestão automática dos emails mais importantes. Isto com base nos teus hábitos de utilização do serviço de correio eletrónico.

Mais ainda, o novo Gmail passará a enviar lembretes aos utilizadores para que estes respondam a certas mensagens. Isto se a App detetar que o email não foi visto ou respondido durante um certo período de tempo. Esta funcionalidade aplica-se aos emails de alta-prioridade, mais uma vez, com base nos teus padrões de utilização.

Inteligência Artificial da Google Assistant para reforçar a segurança do Gmail

Ora, ao isto pode levantar algumas preocupações com a privacidade do utilizador. Consequentemente a Google deixará o utilizador desativar a opção de scan dos emails, tornando-a assim numa função opcional.

Inteligência Artificial novo Gmail da Google Android iOS
As novidades trazem uma maior sincronização entre as versões Android, iOS e também a versão desktop.

Mais ainda, a tecnológica norte-americana garante que não utilizará essa informação para fins publicitários - para te sugerir publicidade com base nos teus padrões de uso. Ainda assim, não sabemos durante quanto tempo é que a empresa manterá os resultados dos scans nos seus servidores.

Note-se que o propósito dos scans automáticos do email será melhorar a experiência de utilização e a segurança dos utilizadores. Pelo menos assim o diz a própria Google. Ainda assim, cumpre mencionar que teremos o poder de desativar grande parte destas funções previamente citadas. Em suma, com a excepção das funcionalidades de segurança tudo o resto ficará ao critério dos utilizadores.

Em última análise, a tecnológica tem utilizado o seu machine learning, a sua Inteligência Artificial para ajudar a prevenir ataques de phishingJá é capaz de prevenir várias ameaças e de fazer um scan nos arquivos e anexos enviados por correio eletrónico.

Agora, no novo Gmail estas verificações de segurança estarão ainda mais eficazes e temos que agradecer à Google Assistant e a toda a sua Inteligência artificial.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi 6X vs Huawei P20 Lite – qual o melhor Android de gama média?

Xiaomi Mi Mix 2S irá receber a versão beta do Android P da Google

TechUntalked 6: Fica a saber tudo sobre armazenamento e ”cloud services”

Fonte |

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios

Artigos que não podes perder

Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
CTT: como fazer desalfandegamento online de encomendas em 3 passos!
Os smartphones com os melhores processadores - Outubro 2018
Como recuperar mensagens apagadas: SMS Android, WhatsApp e Facebook Messenger
10 Dicas da Huawei para tirar melhores fotos com o Smartphone
Os 13 melhores emuladores Android para correr jogos e apps no computador