Google Assistant: Assistente virtual vai em breve receber um novo design

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Com o lançamento do Android Pie e as constantes novidades trazidas para a assistente virtual, para que a Google Assistant está a ser cada vez mais utilizada nos smartphones Android.

Tendo também em consideração o lançamento de cada vez mais dispositivos com um formato de ecrã mais 'alto', a utilização de barras de navegação no fundo do ecrã tem-se tornado cada vez mais comum.

Vê ainda: Assistant e Alexa já te deixam falar com o Pai Natal

Estas alterações na disposição dos ícones têm sido aplicadas, de forma a aumentar a facilidade de acesso às funcionalidades mais importantes das aplicações. A Google Assistant não é excepção, e apesar de já apresentar este tipo de design, parece que irá em breve receber algumas novidades.

Google Assistant poderá em breve receber um pequeno 'facelift' no seu design

Atualmente, quando abres a assistente virtual, já podes ver três botões no fundo do ecrã, apresentando a Google Lens, o ícone do microfone e o do teclado. No entanto, continuávamos a ver dois botões posicionados no topo da janela flutuante.

Agora, com estas alterações de design, todos os botões têm um acesso facilitado no fundo da janela. Quanto aos três principais, apresentam-se agora mais próximos no centro do ecrã, sendo os de mais fácil acesso. Os dois botões que serão à partida menos utilizados, encontram-se posicionados nos cantos inferiores da janela da assistente virtual.

É verdade que estas não serão alterações de design revolucionárias. No entanto, nem todas as atualizações precisão de o ser, especialmente este tipo de implementações que têm como foco principal pequenas melhorias na qualidade de navegação da aplicação.

Embora seja possível que não agrade a todos os utilizadores. Não deverá haver muitas dúvidas de que torna os três principais botões muito mais fáceis de aceder. Especialmente se considerarmos os smartphones de grandes dimensões. A concentração das três opções no centro da janela da Google Assistant facilita a sua utilização com uma só mão.

Por fim, é importante realçar que estas novas alterações de design estão ainda em fase de testes. Por isso mesmo, não estarão ainda disponíveis para todos os utilizadores, e poderão até nunca chegar a ser implementadas globalmente.

Editores 4gnews recomendam:

Google Maps prepara-se para melhorar o design da Assistant

Google Assistant já pode ser invocada através da Siri da Apple

Headphones com Google Assistant vão oferecer melhor ligação Bluetooth

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.