Google Assistant continua a expandir-se e já suporta múltiplos idiomas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

A Google Assistant é atualmente uma das Inteligências Artificiais mais competentes do mercado. A par da Alexa, esta é a assistente virtual que mais utilizadores tem adquirido por esse mundo fora. Não querendo, de forma alguma, adormecer à sombra do sucesso, a empresa de Mountain View quer globalizar ainda mais este seu produto.

Foi na semana passada que ficamos a saber que a Google Assistant deverá chegar, finalmente, a Portugal de forma oficial. Esta fantástica novidade veio da conferência Digital News Initiative. Nessa ocasião foi avançado que a Assistant iria chegar a mais mercados mundiais no decorrer desse ano, incluindo Portugal.

Vê ainda: Google trará o Android Go e Android One para a MWC 2018

Passando dos rumores a informações oficiais, a Google Assistant irá suportar mais 30 novos idiomas até ao final de 2018. A informação foi dada no blog oficial da empresa americana. Com esta expansão, a sua Inteligência Artificial passará a marcar presença em 95% dos smartphones Android a nível mundial.

O primeiro leque de novas linguagens suportadas ainda não inclui o português de Portugal. Ainda não é sabido quando tal passará a ser uma realidade. Para já, os novos idiomas suportados incluem o Dinamarquês, Holandês, Hindi, Indonésio, Norueguês, Sueco e Tailandês.

Mas não só de novos idiomas será constituída a expansão desta Inteligência Artificial em 2018. Esta será ainda dotada de novas funcionalidades com vista a melhorar ainda mais a sua utilidade no nosso quotidiano.

Uma delas será o suporte para vários idiomas ao mesmo tempo. Com esta possibilidade, deixará de ser necessário modificar as definições da Google Assistant sempre que pretenderes mudar de idioma. Por enquanto, os únicos idiomas suportados são o Inglês, Francês e Alemão. Mais chegarão com o avançar do tempo.

A empresa de Moutain View tem ainda planeada uma maior integração da sua Assistant com o teu smartphone. A mesma estará já a trabalhar em conjunto com várias construtoras de smartphones afim de incorporar a sua IA nestes equipamentos de uma forma ainda mais profunda.

A Google quer que este seu produto tenha também uma maior integração com os processadores desenvolvidos com capacidades de IA e ainda nas funções do smartphone. Esta parceria com as OEM´s já estará em andamento desde a edição da Mobile World Congress do ano passado.

A Google Assistant cada vez mais inteligente

Esta filosofia deverá ser alargada às operadoras. Caso tudo chega a bom porto, poderás obter informações sobre o teu tarifário e outros serviços através da Google Assistant. A Vodafone é uma das empresas que já se encontra a trabalhar nesta integração.

A partir da próxima semana a Assistant ficará ainda mais inteligente ao suportar rotinas e lembretes com base na tua localização. Começando pelas rotinas, poderás executar um punhado de tarefas com um simples comando.

Por exemplo, se utilizares o comando "Hey Google, i´m home" ela irá ligar as luzes lá de casa, relembrar-te de alguma tarefa que tenhas para fazer em casa, reproduzir a tua música preferida e por aí fora. Ela saberá que tipo de tarefas deverá executar caso estejas em casa, a caminho do trabalho ou a praticar desporto.

Já no que toca aos lembretes com base na tua localização, vamos usar um exemplo simples. Imagina que estás em casa e pedes à Google Assistant para te lembrar de comprar leite quando fores ao supermercado. Assim que lá chegares, automaticamente ela lembrar-te-á desse item na tua lista de compras. Algo simplesmente fantástico.

São estas as mais recentes novidades que a empresa de Mountain View reservou para a sua IA. Pequenos detalhes que tornarão esta Inteligência Artificial cada vez mais indispensável no nosso dia-a-dia.

Assuntos relevantes na 4gnews:

BQ já é a terceira maior fabricante de smartphones Android em Espanha

Android Oreo 8.1 beta já está a chegar ao Essential Phone via OTA

Apple AirPower: Carregador sem fios pode chegar já no próximo mês

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.