Google Assistant vai ser capaz de ler artigos por ti. Vê como (vídeo)

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A funcionalidade chama-se 'Read It', e foi anunciada pela Google durante a Consumer Electronics Show, em Las Vegas. Esta vai permitir à assistente virtual ler artigos por ti, se assim desejares.

Na sua génese, o 'Read It' pode ditar qualquer texto que tenhas disposto no ecrã em voz. Se não puderes ler naquela hora ou tiveres preguiça de o fazer, a Google Assistant vai fazê-lo por ti.

Português entre os idiomas suportados

Segundo o que é anunciado, o 'Read It' deve ser suportado em 42 idiomas quando for lançado. A julgar pela lista que aparece no vídeo, português estará presente, restando saber se estará disponível no Brasil e em Portugal.

Como ativar

Para ativar o Read It, será bastante fácil. Assim que estiveres na página pretendida, basta dizeres “Okay Google, read it” (Okay Google, lê-o), e a funcionalidade é imediatamente ativada.

Esta leitura é feita de uma “forma natural”, ou que é menos robótica do que seria de esperar. Deves ter em conta que o artigo terá de ser aberto da app da Google, no Chrome ou no Google News,

Algo que também será possível é traduzir um artigo e só depois efetuar a leitura. No entanto, é de esperar que esta seja uma funcionalidade com alguns erros perdidos na tradução.

'Read It' ainda não tem data de lançamento

Por enquanto, a Google não adiantou uma data para o lançamento do 'Read It'. Ficou-se por um “chega brevemente”, pelo que teremos de esperar até podermos experimentar esta funcionalidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • 12 comandos úteis do Assistente Google em português de Portugal!
  • Voice Match: entende o que falta no Assistente Google
  • Google Assistant: personagens do filme Frozen vão contar histórias aos mais pequenos
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.