Google Assistant começa a receber o tão esperado Google Lens

Rui Bacelar
Google Lens Google Assistant
O serviço começa finalmente a integrar a assistente virtual presente em alguns Android @androidpolice

Já alguma vez pensaste no quão prático seria se o teu smartphone pudesse reconhecer aquilo que estava diante dos seus olhos? Diante da sua câmara? Se, ao apontares a câmara para uma montra ele te mostrasse os preços do objecto lá presente? Não seria útil? É exatamente essa a premissa do serviço Google Lens que agora começa a integrar a Google Assistant.

Vê ainda: Como usar o Face ID do OnePlus 5T para desbloquear o teu Android

Este serviço Google Lens foi apresentado na última grande conferência da gigante tecnológica, a sua I/O 2017 e na última semana chegou também ao serviço Photos onde podes armazenar as tuas fotografias e os teus vídeos. Agora, as "lentes" do Google já estão aperfeiçoadas o suficiente para integrarem a sua assistente virtual, finalmente!

Google Lens já integra a Google Assistant

O Lens é um serviço que está constantemente a aprender com base naquilo que vê, identifica, reconhece e te dá informações sobre os mesmos.

Para tal utiliza também os poderosos motores de busca da gigante de Mountain View que lhe proporcionam uma gigantesca base de dados com a qual pode aprender para ir melhorando todo o serviço.

Google Lens Google Assistant 1
Reconhecimento de objectos e informações sobre o mesmo

Apresenta-se como um sucessor do "Googles" e é capaz de reconhecer objectos, pontos de referência, lojas e locais. Agora, depois de a sua criadora ter garantido que o serviço integraria a sua assistente virtual, eis que chega o dia prometido.

Alguns utilizadores já estão a ver o botão "Lens" dentro da sua Google Assistant e ao carregar no mesmo vão abrir a câmara. A partir daí, tal como avança o site AndroidPolice, bastará focares no objecto sobre o qual queres mais informações, dar um toque para selecionar o objecto e a assistente virtual tentará auxiliar-te.

Note-se que esta atualização, esta funcionalidade ainda não está disponível para todos os utilizadores mas sinaliza uma nova etapa, para o serviço e para os utilizadores. A meu ver, esta é uma das grandes funcionalidades da inteligência artificial da Google, uma que adoraria testar em português.

Caso queiras, e para não perderes nenhuma informação sobre esta, e muitas outras marcas e temas, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa.

Se algum dos nossos leitores já tiver recebido esta atualização que nos deixe o seu feed-back sobre a mesma.

Outros assuntos relevantes:

Comprarias um smartphone Samsung Galaxy S9 mini?

Opinião – OnePlus 5T, mais que “flagship killer”, “OnePlus’ killer”

Twitter para Android vai permitir o envio simultâneo de vários “Tweets”

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.