Google Assistant está em 500 milhões de equipamentos - Google I/O 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Arrancou hoje a Google I/O 2018 com uma keynote recheada de anúncios, boa disposição e dados impressionantes. Esta que é uma das maiores empresas do mundo revelou que a sua Google Assistant já está disponível em 500 milhões de dispositivos.

Sundar Pichai, CEO da empresa, subiu ao palco na conferência de abertura e inauguração da Google I/O 2018 não escondendo o entusiasmo. Com efeito, um dos primeiros anúncios foi relacionado com a assistente virtual da marca.

Vê ainda: ?

Está presente em mais de 500 milhões de equipamentos, continuando o número a crescer de dia para dia. Esta inteligência artificial (IA) e assistente virtual já pode ser encontrada em smartphones, tablets, altifalantes inteligentes e muitos outros dispositivos.

Na sua conferência anual dedicada sobretudo aos programadores, a tecnológica norte-americana revelou muitas novidades para esta sua assistente virtual. Aproveitou também para dar a conhecer tudo aquilo em que tem estado a trabalhar, sendo praticamente uma janela para o futuro.

Google Assistant é uma das estrelas da Google I/O 2018

Para além de já estar disponível em mais de 500 milhões de dispositivos diferentes em todo o mundo, a Google Assistant também já chegou ao setor automóvel. Com efeito, a sua Assistant já está presente em veículos de mais de 40 fabricantes distintas. Na prática, mesmo que tenhas saído de casa e deixado lá o teu Google Home (altifalante inteligente), terás na mesma a Assistant contigo. De igual forma, está também acessível através do teu smartphone, tablet e dispositivos móveis.

Com efeito, a tecnológica norte-americana dedicou múltiplos esforços para garantir a continuidade entre plataformas e equipamentos. Tudo para que todos possam usar a sua Google Assistant em pleno. Independentemente do suporte físico.

A tecnológica norte-americana aproveitou também a palestra de abertura da Google I/O 2018 para anunciar que mais de 5000 dispositivos "smart home" já usam a sua assistente virtual. O número continua a crescer.

Novidades linguísticas serão distribuídas até ao final de 2018

A tecnológica está notoriamente orgulhosa da rápida expansão da sua Google Assistant e todo esse entusiasmo transpareceu durante a abertura da Google I/O 2018. Orador após orador, as novidades para a sua Assistant foram-se acumulando.

Sempre com o objectivo de tornar cada vez mais fácil, cada vez mais simples, cada vez mais intuitivo falar com a sua assistente. Para tal a empresa aplicou novas regras linguísticas que permitem à assistente reconhecer vários pedidos, ao mesmo tempo.

Com efeito, a partir de agora a assistente poderá fazer muito mais do que ligar ou desligar as luzes. Será, cada vez mais uma verdadeira assistente de voz, capaz de te responder de uma forma cada vez mais natural. Aliás, os comandos "Hi" ou "Hey" para acordar a assistente serão cada vez menos necessários.

Falta apenas que todas estas novidades cheguem, em pleno, a Portugal e ao Brasil. Isto para que todos os nossos leitores possam delas usufruir. Posto isto, a tecnológica anunciou durante a Google I/O 2018 a expansão da Google Assistant para novos países e para novos idiomas.

Com efeito, até ao final de 2018 a empresa planeia ter a sua Google Assistant perfeitamente funcional num total de 80 países. De igual forma, planeia suportar, na totalidade, mais de 30 idiomas.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei: Processador do Mate 20, Kirin 980, já está em construção

id

Android P: Tudo o que muda com a versão Beta pública

Fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.