Preocupante! Google Assistant já consegue disparar uma arma

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Google Assistant é provavelmente um dos gadgets que mais gosto de utilizar. É verdade que em certas alturas a Inteligência Artificial deixa-me chateado pelos bugs e erros que o oferece, porém, posso admitir que este é um gadget que me deixa maioritariamente feliz.

Embora a Google seja uma "inteligência artificial" que vai aprendendo com o tempo, é justo dizer que não pensa por si só. A "Assistant" não tem noção do que está a fazer em concreto. A assistente é simplesmente programada para o fazer.

Vê ainda: Lenovo Z5 (ZUK Z5) chegará com as cores do Huawei P20 Pro

A assistente recolhe informação ao longo do tempo que a deixa mais capaz de responder a questões relacionadas com a nossa vida.

Imagina que um restaurante aqui da esquina acaba de atualizar na pesquisa Google o seu horário, desta forma, quando pergunto à Google Home sobre o restaurante da esquina, acabo por ter uma resposta concreta. Para já, esta é a verdadeira inteligência do gadget.

Não é só a a Google Assistant que o consegue fazer, a Alexa também daria esta ordem

Por isso é que este vídeo me deixou um pouco preocupado. Com simples (e barato) hack, dá facilmente a possibilidade à Google Assistant de disparar uma arma com o comando de voz.

A arma é de pressão e ligada a uma tomada e ativada por uma smart plug. Um mecanismo com um arame puxa o gatilho. Tão simples quanto isso. Não é propriamente uma "arma verdadeira" mas se fosse funcionaria exactamente da mesma forma!

Eu sei que não há muito que a Google consiga fazer para já, porém, este vídeo mostra-nos o quão uma junção de pequenos gadgets podem alterar o propósito da assistente. De referir que tal situação podem também ser implementada na Alexa da Amazon.

Como referi, esta junção de pequenos gadgets inteligentes é o problema. Quero seriamente perceber como é que a empresa de Mountain View e Amazon tencionam resolver esta questão.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android e iPhone – Esta aplicação de Realidade Aumentada é fantástica

Xiaomi Mi 8 Explorer Edition traz Face ID 3D e sensor biométrico no ecrã

Novo LG gram chega a Portugal. Performance e portabilidade num só

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.