Google Assistant permitirá comandos personalizados por terceiros

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

As Inteligências Artificiais são cada vez mais relevantes na nossa vida. Propostas como a Google Assistant ou a Alexa estão cada vez mais poderosas. Estas têm alargado o seu leque de influencia de uma forma bastante acentuada, fazendo com que estejam cada vez mais presentes no nosso quotidiano.

Neste momento temos a Assistant e a Alexa a dominar de forma destacada este nicho de mercado. Em seguida podemos encontrar a Siri da Apple e a Cortana da Microsoft, que estão ainda longe do desempenho das anteriores. Não podemos ainda esquecer a Bixby da Samsung e, quem sabe, a HiAssistant da Huawei que poderá ser desvendada brevemente.

Vê ainda: Huawei P20 Pro poderá ser o mais psicadélico dos smartphones Android

Mas no que toca à Google Assistant, as últimas semanas têm sido recheadas de novidades. Aproveitando a realização do Mobile World Congress, a empresa de Mountain View revelou várias novidades para a sua IA. Porém, as novidades continuam.

Agora ficamos a saber que a Google Assistant passará a permitir o uso de comandos de voz específicos criados por terceiros. A boa-nova foi dada a conhecer ao mundo no decorrer da convenção SXSW em Austin, Texas.

Com efeitos imediatos, todas as construtoras poderão começar a desenvolver os seus próprios comandos para o seu próprio hardware. Por exemplo, passará a ser possível escolher um determinado programa na tua máquina de lavar apenas com a tua voz.

A Google Assistant não para de evoluir, permitindo agora comandos de terceiros

A ideia é que cada tecnológica crie hardware com uma integração cada vez mais natural com a Google Assistant. Deixando de estar presas ao que a Google desenvolve, cada uma poderá criar a sua própria interação com este serviço.

Aproveitando a ocasião, a empresa norte-americana está ainda a melhorar a reprodução de áudio com recurso à Assistant. Poderás reproduzir, colocar em pausa ou parar a reprodução de músicas ou estações de rádio apenas com a tua voz. Mais ainda, esses controlos passarão a estar acessíveis no teu smartphone.

No teu smartphone terás também a possibilidade de receber notificações oriundas da Google Assistant. Uma mudança no teu plano de treino ou uma nova notícia passarão a ser reportadas instantaneamente no teu smartphone.

Mais novidades estarão certamente a caminho da Google Assistant e deverão ser anunciadas brevemente. Recordo que é esperado que esta IA chegue, ainda este ano, de forma oficial a Portugal.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Motorola Virtual Viewer, o próximo Moto Snap para os Moto Z3

Xiaomi consolida a vantagem sobre a Samsung na Índia – CMR

Samsung Galaxy S9 e S9 recebem atualização do sistema Android

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.