Google Assistant estará prestes a chegar ao Chrome OS

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

São cada vez mais os dispositivos dotados da Google Assistant. A Inteligência Artificial desenvolvida pela empresa de Mountain View está cada vez mais competente e já não está confinada aos smartphones com Android. Este espectro poderá alargar ainda mais nos próximos tempos com a sua possível migração para o Chrome OS.

O Chrome OS é o sistema operativo desenvolvido pela Google para computadores. Trata-se de um sistema operativo maioritariamente baseado na cloud e em serviços web. Bom em termos de sincronização do teu trabalho, mas limitado às aplicações desenvolvidas pela empresa californiana.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9: Exynos 9810 vs Qualcomm Snapdragon 845

Para mudar este paradigma, a empresa americana já veio possibilitar a utilização de aplicações Android no Chrome OS. Assim sendo, todo o tipo de aplicações que encontras disponível na Play Store poderá ser também usada no teu Chromebook.

Agora, mais uma das funcionalidades do Android, e não só, poderá estar prestes a chegar ao Chrome OS. Trata-se da Google Assistant, a Inteligência Artificial desenvolvida pela mesma empresa dos anteriores. Isto tendo em conta os relatos do pessoal do XDA Developers que encontraram esse compromisso no projecto Chromium Gerrit.

A futura atualização que trará esta IA ao sistema operativo da Google deixará a Assistant inativa por defeito. Quer isto dizer que terá de ser o próprio utilizador a ativar a presença da Inteligência Artificial no seu Chrome OS.

Google Assistant poderá também trilhar o seu caminho até ao Chrome OS

Depois de ativa, terás a possibilidade de ativar ou desativar a possibilidade do teu Chromebook estar sempre à escuta de um "Hey Google" ou "Hi Google". Mais ainda, as próprias construtoras poderão limitar o despertar da Google Assistant a um simples botão físico presente no seu dispositivo.

Estas são as únicas pistas que o código fonte encontrado nos revela. Além disso, será certamente tudo idêntico ao funcionamento da Assistant em qualquer outro dispositivo. Todo o tipo de potencialidades que a mesma detém estarão igualmente ao teu dispor neste sistema operativo.

A migração da Google Assistant para o Chrome OS não é propriamente uma novidade. Já em outubro passado a empresa havia deixado a pista na aplicação do Google Home. Essa encontrava-se na secção de compatibilidade de Chat com a tua Assistant.

Depois da apresentação do Pixelbook e do mesmo já incorporar a Assistant, parece-me natural esta migração. Recorde-se que este computador topo de gama da marca utiliza o mesmo Chrome OS de qualquer outro Chromebook, logo parte da adaptação já está feita.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi 7 com bateria de 4,480 mAh, 8GB de RAM e Android Oreo?

Huawei distinguida pelo design dos seus produtos – Prémios iF Design 2018

Samsung Galaxy S9. O que esperar da nova DeX Pad?

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.