Home Informática

Google Assistant estará prestes a chegar ao Chrome OS

Depois do Pixelbook, agora qualquer computador com Chrome OS poderá usufruir da Inteligência Artificial da Google.

Google Assistant Chrome OS
Google Assistant mais próxima do Chrome OS

São cada vez mais os dispositivos dotados da Google Assistant. A Inteligência Artificial desenvolvida pela empresa de Mountain View está cada vez mais competente e já não está confinada aos smartphones com Android. Este espectro poderá alargar ainda mais nos próximos tempos com a sua possível migração para o Chrome OS.

O Chrome OS é o sistema operativo desenvolvido pela Google para computadores. Trata-se de um sistema operativo maioritariamente baseado na cloud e em serviços web. Bom em termos de sincronização do teu trabalho, mas limitado às aplicações desenvolvidas pela empresa californiana.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9: Exynos 9810 vs Qualcomm Snapdragon 845

Para mudar este paradigma, a empresa americana já veio possibilitar a utilização de aplicações Android no Chrome OS. Assim sendo, todo o tipo de aplicações que encontras disponível na Play Store poderá ser também usada no teu Chromebook.

Agora, mais uma das funcionalidades do Android, e não só, poderá estar prestes a chegar ao Chrome OS. Trata-se da Google Assistant, a Inteligência Artificial desenvolvida pela mesma empresa dos anteriores. Isto tendo em conta os relatos do pessoal do XDA Developers que encontraram esse compromisso no projecto Chromium Gerrit.

A futura atualização que trará esta IA ao sistema operativo da Google deixará a Assistant inativa por defeito. Quer isto dizer que terá de ser o próprio utilizador a ativar a presença da Inteligência Artificial no seu Chrome OS.

Google Assistant poderá também trilhar o seu caminho até ao Chrome OS

Depois de ativa, terás a possibilidade de ativar ou desativar a possibilidade do teu Chromebook estar sempre à escuta de um “Hey Google” ou “Hi Google”. Mais ainda, as próprias construtoras poderão limitar o despertar da Google Assistant a um simples botão físico presente no seu dispositivo.

Estas são as únicas pistas que o código fonte encontrado nos revela. Além disso, será certamente tudo idêntico ao funcionamento da Assistant em qualquer outro dispositivo. Todo o tipo de potencialidades que a mesma detém estarão igualmente ao teu dispor neste sistema operativo.

A migração da Google Assistant para o Chrome OS não é propriamente uma novidade. Já em outubro passado a empresa havia deixado a pista na aplicação do Google Home. Essa encontrava-se na secção de compatibilidade de Chat com a tua Assistant.

Depois da apresentação do Pixelbook e do mesmo já incorporar a Assistant, parece-me natural esta migração. Recorde-se que este computador topo de gama da marca utiliza o mesmo Chrome OS de qualquer outro Chromebook, logo parte da adaptação já está feita.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi 7 com bateria de 4,480 mAh, 8GB de RAM e Android Oreo?

Huawei distinguida pelo design dos seus produtos – Prémios iF Design 2018

Samsung Galaxy S9. O que esperar da nova DeX Pad?

Fonte | Via

O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal passatempo.