A Google Assistant já estava disponível para os dispositivos Android mais recentes há alguns meses. Aliás, era e é um dos seus grandes trunfos e mais-valias. Agora, para os dispositivos mais antigos, com dois ou mais anos, temos boas notícias. Muito em breve, os smartphones e tablets com o sistema operativo Android Marshmallow poderão utilizar esta assistente virtual.

Vê ainda:d na Play Store?

A Google está assim a dar ouvidos às queixas de muitos dos seus consumidores e utilizadores dos seus serviços. Note-se que o Android Marshmallow é de longe a versão mais popular deste sistema operativo. Veja-se aqui a última tabela de distribuição das versões do sistema operativo da tecnológica, em análise na 4gnews. A mais recente versão desta plataforma é o Oreo 8.0 mas não está presente nem sequer em 1% dos dispositivos.

Google Assistant chegará aos dispositivos com Android Marshmallow

Já por seu lado, o Android Marshmallow domina com 46.5%. A esmagadora maioria dos utilizadores deste sistema operativo não pode, até agora agora, usufruir da Google Assistant, algo que vai mudar. Posto isto, tal como avança a Engadget, se tens um smartphone ou mesmo um tablet mais antigo então vais poder usufruir desta Inteligência Artificial.

As novidades já estão a ser distribuídas enquanto alinho este artigo. Os utilizadores nos Estados Unidos da América já terão recebido a Google Assistant. O mesmo sucede no Reino Unido. Canadá. Índia e Singapura. A atualização chegará também ao Brasil, Alemanha, Itália, Japão, Coreia do Sul e ao México.

A Google apercebe-se assim de que a sua Assistant precisa de chegar à maioria dos utilizadores. Para tal, necessitava de compatibilidade com esta versão antiga do sistema operativo. Note-se que o Android Marshmallow foi apresentado em 2015. Em 2016 tivemos o Android Nougat 7.0 e agora, em 2017 o 8.0 Oreo.

Esta assistente fica agora disponível para dispositivos com Lollipop, uma versão lançada em 2014. Ora, não tenho a mínima dúvida de que ainda existam muitos equipamentos, de topo de gama e gama média, com esta versão do sistema operativo. Para todos eles será uma oportunidade de ouro. Agora só falta mesmo estas novidades chegarem no nosso idioma e ao nosso país.

Ainda não temos qualquer informação oficial sobre a chegada desta funcionalidade ao território luso. Assim que tal acontecer também serão os primeiros a saber. E tu, o que é que perguntarias em primeiro lugar a esta assistente virtual?