actions-by-google

O evento pelo qual todos os fãs de Android ansiavam aconteceu esta tarde e como tal conhecemos já as mais recentes novidades ao nível do hardware oriundas da gigante das pesquisas. As grandes estrelas foram, claramente, os novos Google PixelGoogle Pixel XL, mas outros gadgets foram ainda introduzidos neste tão aguardado evento.

Vê também: Google WiFi: o router da Google que te dará a melhor ligação à internet possível

   

Mas no meio de tanto hardware houve ainda tempo para falar em software, mais propriamente na inteligência artificial desenvolvida pela Google. Foi hoje então revelado que a Google Assistant poderá vir a ser integrada nos serviços de terceiros, caso estes o queiram, claro.

Nas palavras da própria Google, esta integração poderá ocorrer em qualquer tipo de produto, tendo como exemplo desde o Raspberry Pi até produtos de consumo em massa. Apelidado de Google Actions, a API que a Google disponibilizará aos desenvolvedores irá separar-se em dois grandes pilares, ações diretas e ações de conversação.

google-assistant-h1

No caso das ações diretas, estamos a falar de comandos simples e inequívocos, como por exemplo, “Ligar as luzes da sala”. Já no que toca às ações de conversação, será necessária uma maior interação entre entre o utilizador e a Google Assistant. Um exemplo que se enquadra perfeitamente neste quadro é a requisição de um veículo Uber.

Em primeiro lugar irás pedir à Google Assistant que chame um Uber para ti. Posteriormente a inteligência artificial da Google irá conectar-se a um bot da Uber e será este que, por último, te irá pedir por mais detalhes relativos ao teu pedido.

Por enquanto a Google ainda não divulgou datas especificas para a disponibilização do Google Actions, mas sabe-se já que empresas como a Spotify, Netflix, The Wall Street Journal ou Linkedin estão a trabalhar com a empresa de Mountain View para integrar a Google Assistant nos seus serviços.

Talvez queiras ver:

Google Home chega em breve por um preço cativante

A apresentação do novo Pixel é uma autêntica fonte de piadas sobre o iPhone 7

Comissão Europeia vai punir a Google por práticas abusivas no Android

O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal mata-tempo.