Google Assistant abrirá aos desenvolvedores dentro em breve

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O evento pelo qual todos os fãs de Android ansiavam aconteceu esta tarde e como tal conhecemos já as mais recentes novidades ao nível do hardware oriundas da gigante das pesquisas. As grandes estrelas foram, claramente, os novos Google WiFi: o router da Google que te dará a melhor ligação à internet possível

Mas no meio de tanto hardware houve ainda tempo para falar em software, mais propriamente na inteligência artificial desenvolvida pela Google. Foi hoje então revelado que a Google Assistant poderá vir a ser integrada nos serviços de terceiros, caso estes o queiram, claro.

Nas palavras da própria Google, esta integração poderá ocorrer em qualquer tipo de produto, tendo como exemplo desde o Raspberry Pi até produtos de consumo em massa. Apelidado de Google Actions, a API que a Google disponibilizará aos desenvolvedores irá separar-se em dois grandes pilares, ações diretas e ações de conversação.

No caso das ações diretas, estamos a falar de comandos simples e inequívocos, como por exemplo, "Ligar as luzes da sala". Já no que toca às ações de conversação, será necessária uma maior interação entre entre o utilizador e a Google Assistant. Um exemplo que se enquadra perfeitamente neste quadro é a requisição de um veículo Uber.

Em primeiro lugar irás pedir à Google Assistant que chame um Uber para ti. Posteriormente a inteligência artificial da Google irá conectar-se a um bot da Uber e será este que, por último, te irá pedir por mais detalhes relativos ao teu pedido.

Por enquanto a Google ainda não divulgou datas especificas para a disponibilização do Google Actions, mas sabe-se já que empresas como a Spotify, Netflix, The Wall Street Journal ou Linkedin estão a trabalhar com a empresa de Mountain View para integrar a Google Assistant nos seus serviços.

Talvez queiras ver:

Google Home chega em breve por um preço cativante

A apresentação do novo Pixel é uma autêntica fonte de piadas sobre o iPhone 7

Comissão Europeia vai punir a Google por práticas abusivas no Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.