Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Google: as boas novidades do Android 15

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Tal como noticiamos, o Android 15 está já a ser disponibilizado para os dispositivos Pixel. Mais tarde, as restantes marcas de smartphones vão também lançar a sua atualização para o novo sistema operativo. Neste artigo, damos-te a conhecer as principais novidades do novo Android 15.

Prevenção de roubo e recuperação do dispositivo roubado

Imagem do Android 15
O Android 15, no seu estado puro, está já a ser disponibilizado para os equipamentos Pixel Crédito@Google

Chama-se Bloqueio por Deteção de Roubo e recorre à tecnologia de Inteligência Artificial para manter os teus dados seguros. Na prática, se o smartphone detetar que está na mão de alguém a correr ou de carro, vai bloquear automaticamente o terminal.

Já com o novo Bloqueio Remoto consegues bloquear o teu smartphone roubado a partir de qualquer dispositivo, usando apenas o número de telefone e uma verificação de segurança. Disponível nos modelos Android 10 ou posterior.

Outra novidade nesta área é o remover o cartão SIM ou desativar o Encontrar o Meu Dispositivo, assim como o Repor Definições de Fábrica só com requisitos de autenticação, o que vai dificultar a venda dos dispositivos roubados.

Mais privacidade nas aplicações

Se pretendes que algumas aplicações sejam visíveis só para os teus olhos, podes usar agora o espaço privado do Android 15. Este funciona como uma espécie de cofre, estando num espaço separado que só pode se acedido através de uma “camada adicional de autenticação”, garante a Google.

Mas melhor: até podes ocultar a existência deste espaço privado no teu modelo Android. Para acederes a este espaço, basta fazer scroll na zona inferior do ecrã, tocar em Privado para aceder ao sistema de autenticação por impressão digital.

Mensagens, fotografia e segurança

O Android 15 traz também novidades em três áreas bastante usadas pelos utilizadores. Na app fotografia, o modo Low Light Boost e os controlos de câmara estão agora otimizados para funcionarem melhor em condições de pouca luminosidade.

Por outro lado, se usares apps de terceiros agora tens um maior controlo na câmara. Por exemplo, se usares um flash este consegue ser mais preciso.

A partir de agora, as mensagens de operadoras podem também recorrer às comunicações por satélite para enviar e receber mensagens em zonas sem cobertura Wi-Fi ou de dados móveis

Na área da segurança, todas as apps que usem Passkeys para autenticação permitem fazer o login com apenas um toque.

Para tablets e smartphones dobráveis

O Android 15 chega também mais “amigo” dos tablets e smartphones dobráveis. Agora é possível fixar ou remover mais facilmente a barra de tarefas no ecrã. Tal permite um maior nível de personalização e também de produtividade, com as apps mais usadas com o acesso facilitado e rápido.

Com o Android 15 é possível fazer um emparelhamento de aplicações para facilitar a multitarefa. Explica a Google: “por exemplo, abrir o Google Drive e o Gmail ao mesmo tempo para arrastar e largar ficheiros facilmente”.

É ainda possível guardar combinações das aplicações mais usadas. Depois com um simples toque, as combinações são mostradas num ecrã dividido para um acesso mais rápido.

Agora só resta aguardar que os outros fabricantes de smartphones Android lancem a sua atualização para o novo sistema operativo. Este ano, a Xiaomi será uma das primeiras a fazê-lo e a sua série Xiaomi 14 é elegível para receber o novo Android 15. Recorde-se que a série Xiaomi 14 está disponível em Portugal a partir de 899 €.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt