Em primeiro lugar, todos os anos a tecnológica de Mountain View, a Google, paga uma certa quantia à Apple para se manter o motor de busca de Cupertino. Todavia, este ano a quantia pode atingir máximos históricos...
Em segundo lugar, com mais de mil milhões de dispositivos móveis iOS ativos em todo o globo, a Google tem que assegurar esta parceria com a Apple. Mais ainda, temos também todos os dispositivos macOS que também utilizam este motor de busca...
Vê ainda: Android Pie continua a ser insignificante no mercado tecnológico móvel
Ora, por outras palavras, para que todo e qualquer dispositivo da Apple continue a utilizar o Google como motor de busca é necessária uma quantia cada vez maior. Certo é que já este procedimento já vem de longe mas não deixa de ser notório o crescimento destas cifras.
Por conseguinte, em 2014 a Google pagou à Apple mil milhões de dólares. Todavia no ano passado (2017) esta quantia foi revista em alta, totalizando 3 mil milhões de dólares. Agora, segundo o analista de mercado Rod Hall, a cifra pode chegar aos 9 mil milhões...
Google deverá manter-se como motor de busca da Apple
Tudo isto para que o Google seja o motor de busca predefinido no browser Safari, utilizado em dispositivos iOS e macOS. Mais ainda, também a Siri se socorre deste motor de busca para as suas pesquisas. Em suma, a pouco e pouco a Apple tornou-se num dos maiores canais de tráfego para a tecnológica de Mountain View e tudo isso vale cada vez mais dinheiro. Importa frisar que as declarações desta analistas foram recentemente divulgadas pela BusinessInsider.
Nesse sentido e segundo os mais recentes dados, o tráfego oriundo de dispositivos da Apple representa perto de metade do volume oriundo de dispositivos móveis. Isto é, com os utilizadores a socorrerem-se cada vez mais dos seus smartphones e tablets, o "mobile" é cada vez mais importante.
A Apple lucra cada vez mais graças também à Google...
Ora, se a Apple e os seus dispositivos são responsáveis por cerca de metade de todos os acessos ao motor de busca Google, é normal vermos esta escalada. Afinal de contas, ambas as empresas estão perfeitamente cientes dos hábitos dos seus utilizadores.
Em suma, apesar de a quantia ser impressionante, os analistas de mercado acreditam que em 2019 os números sejam ainda mais avassaladores. Nesse sentido apontam já a cifra de 12 mil milhões de dólares.
Certo é que até ao momento em que a Google se recuse a aquiescer às exigências de Cupertino esta continuará a lucrar. Todavia, com o público a render-se cada vez mais aos produtos da Apple, dificilmente a gigante de Mountain View descartará este parceiro de negócios.
Já por outro lado, a Apple também está ciente de que a grande maioria dos seus utilizadores poderá não ficar agradada com a utilização de outro motor de busca. Ainda assim, isto poderia representar uma oportunidade para a Microsoft e o seu Bing...
Editores 4gnews recomendam:
Huawei promete smartwatch Android Wear com super autonomia
Xiaomi e Huawei estão a dar uma nova vida ao mercado Android
OnePlus 6T e Huawei Mate 20 Pro, alegada lista de pontuações DxOmark
via