Google 'App Actions': A funcionalidade do Android P que merece destaque

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O Android P da Google já está presente em formato Beta e com ele novas funcionalidades que prometem melhorar a tua vida. O 'App Actions' é uma das funcionalidades menos faladas mas muito interessante.

O Android P pode até não melhorar muito o aspeto final do sistema Android. Temos uma ideologia mais "clara" ou até novas aplicações como o "digital wellbeing" que querem com que vás abandonando aos poucos o teu smartphone.

Vê ainda: Protótipo de smartphone com 9 câmaras traseiras revelado pela ‘Light’

A nova versão do Android P chegou hoje aos desenvolvedores e traz boas notícias para todos aqueles que acreditava que o 'App Actions' estaria apenas disponível nos mais recentes Google Pixel.

A nova funcionalidade fica logo abaixo da primeira linha de aplicações na gaveta de aplicações e promete ser inteligente, muito inteligente. O smartphone vai tentar perceber qual será a tua próxima ação. Uma tarefa que se pode revelar fantástica ou simplesmente um espaço mal aproveitado.

App Actions deverá chegar a todos os smartphones com Android P da Google

A melhor forma de perceberes a funcionalidade 'App Actions' é dar-te um exemplo de como é que teoricamente funcionará.

Imagina que introduzes os headphones no smartphone e normalmente depois de o fazeres abres a aplicação do Spotify. Ao abrires a gaveta de aplicações a aplicação do Spotify estará logo na segunda linha, mesmo que a tenhas lá em baixo na lista.

Enquanto que nesta ideologia não parece um bicho de sete cabeças, temos de perceber que a 'App Actions' estará ativa constantemente, ou seja, até que ponto é que realmente vai perceber verdadeiramente a nossa utilização.

A verdade é que as pessoas costumam ter um padrão. Depois do Facebook vão ao Instagram, depois do Instagram ao LinkedIn... Brincadeira, ninguém usa LinkedIn.

A Google acredita que o Android P será capaz de entender a tua utilização. Esperemos que esta seja uma funcionalidade possível de desligar quando a versão final sair. Porque se não funcionar direito vaio ser irritante até dizer chega.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei Honor 10 GT com 8GB de RAM e GPU Turbo é anunciado

Samsung Galaxy Note 9: Assim será o próximo topo de gama Android

Xiaomi Mi Max 3: Imagem do ecrã mostra margens reduzidas sem notch

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.